A PESQUISA EM QUESTÃO PRETENDE SUSCITAR UM QUESTIONAMENTO A CERCA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS DE EDUCACÃO PROFISSIONALIZANTES NO ESTADO DO CEARÁ E NO PROCESSO DE ENSINO QUE É DESENVOLVIDO NESSAS ESCOLAS NO TOCANTE A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DA TEMÁTICA DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, CONSTANTE NAS DIRETRIZES NORTEADORAS DO TRABALHO DESSAS ESCOLAS. TRABALHAREMOS MAIS ESPECIFICAMENTE EM UMA ESCOLA NA CAPITAL DE FORTALEZA.
PRETENDEMOS REALIZAR OBSERVAÇÃO DE COMO É PLANEJADO EXECUTADO O TRABALHO DOS DOCENTES EM CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES NORTEADORAS QUE ORIENTAM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE ATUALMENTE NO PAÍS E EM ESPECIAL NO CEARÁ.
OBJETIVAMOS APRESENTAR UMA ANÁLISE DE COMO É ENTENDIDA A CONCEPÇÃO DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO INICIANDO PELA LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, OBSERVANDO O PLANEJAMENTO DOS DOCENTES E A EXECUÇÃO DE SUAS AULAS PARA QUE COM ISSO POSSAMOS IDENTIFICAR AS TRANSFORMAÇÕES QUE AS MESMAS SÃO CAPAZES DE PRODUZIR NOS DISCENTES. CONSIDERAMOS IMPORTANTE RESSALTAR QUE DURANTE O PROCESSO DE PESQUISA ESTAREMOS EM CONSTANTE OBSERVAÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO DA ESCOLA ASSIM COMO A ESCUTA DE TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO.