RESUMO
O LÚDICO GERALMENTE ESTÁ ASSOCIADO A ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA CRIANÇAS PRINCIPALMENTE NO ENSINO INFANTIL E DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JÁ NOS ANOS FINAIS E NO ENSINO MÉDIO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERDEM ESTE ASPECTO. CADA VEZ MAIS VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS, AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NÃO TÊM ESPAÇO PARA AS ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS LÚDICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E A RECEPTIVIDADES DOS ALUNOS A ESSE RECURSO. QUANTO A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO. AMOSTRA FOI COMPOSTA POR NOVE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE DIFERENTES ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS SOBRE A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. NA PESQUISA CONSTATA-SE QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM O CONCEITO DE LUDICIDADE COMO ALGO QUE PROPORCIONA PRAZER E DIVERSÃO, PORÉM O LÚDICO COMO FERRAMENTA QUE FACILITA O PROCESSO EDUCACIONAL AINDA NÃO É COMPREENDIDO E UTILIZADO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DE AULAS COM ATIVIDADES LÚDICAS É MUITO BOM, COMPROVANDO QUE É PRECISO UTILIZAR ESSE TIPO DE AULA PARA ALCANÇAR MAIS ALUNOS E CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA AS AULAS. É PRECISO COMPREENDER QUE AS NECESSIDADES DOS ALUNOS VÃO ALÉM DE PRÁTICAS ESPORTIVAS, A ESCOLA É LUGAR PARA SE EVOLUIR, REFLETIR E TORNAR-SE CRÍTICO.