CONHECER E ENSINAR OS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE REQUER O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCOLA QUE PERCEBA A DIFERENÇA ENTRE QUANTIDADE E QUALIDADE, QUE TRABALHE DE FORMA INTERDISCIPLINAR. PARA ISSO, É IMPORTANTE ENSINAR A CRIANÇAS E JOVENS, OS VALORES E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, ORIENTANDO SOBRE OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM A ÁGUA, O AR E O SOLO. È NECESSÁRIO AINDA OBSERVAR E ENTENDERAS INTERAÇÕES ENTRE AS DIVERSAS ESPÉCIES, AS QUAIS CONTRIBUEM PARA A HARMONIA DOS BIOMAS. TAIS ATITUDES COLABORAM PARA A CONSTRUÇÃO DE SERES HUMANOS QUE PENSEM NAS QUESTÕES ECOLÓGICAS E BUSQUEM ALTERNATIVAS PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA COM ALUNOS DO 6ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS AULAS PRÁTICAS FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA HORTA ESCOLAR E PARA AS AULAS TEÓRICAS FORAM UTILIZADOS MAPAS CONCEITUAIS, TEXTOS, ATIVIDADES, FOTOS E VÍDEOS. A ORALIDADE DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS FOI O FATOR MAIS RELEVANTE PARA O DESEMPENHO POSITIVO DESSA PESQUISA. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI INVESTIGAR QUAIS AS POSSIBILIDADES PARA ENSINAR INTERAÇÕES ECOLÓGICAS UTILIZANDO UMA HORTA ESCOLAR. UTILIZOU-SE RODAS DE CONVERSA E ATIVIDADES, APLICADAS ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS. AS RESPOSTAS E COMPORTAMENTOS APRESENTADOS PELOS ALUNOS SE APROXIMAM DOS CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES PROPOSTOS POR POZO E CRESPO, AO CONSTRUÍREM COMPORTAMENTOS, ARGUMENTOS, CONCEITOS E CUIDAREM DA HORTA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL PROPOR QUE, A HORTA PROMOVE VIVÊNCIAS E MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS POSITIVAS ENTRE OS ENVOLVIDOS E O AMBIENTE EM QUE VIVEM