A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SE CONSTITUI COMO UMA FASE INDISPENSÁVEL PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E INTEGRAL DO SUJEITO, EM TODAS AS ÁREAS, SEJAM MOTORAS, SOCIOAFETIVAS OU COGNITIVAS. O RESPECTIVO TRABALHO TEM POR MÓBIL, PROMOVER ATIVIDADES QUE DESENVOLVA A PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA QUE ENCONTRA-SE NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PRÉ-ESCRITA, ANTES MESMO DE INSERI-LAS NA ESCRITA PROPRIAMENTE DITA. O REFERIDO TRABALHO É DECORRENTE DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DE REGÊNCIAS E INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, COM INTUITO DE AMPLIAR OS HORIZONTES SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIOS PARA OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PLENA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC, CAMPOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE, PARA ATUAREM NESSA ÁREA, NO QUE SE REFEREM MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS. PARA MAIOR SUPORTE E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEIA-SE NOS ESTUDOS DOS TEÓRICOS, AQUINO ET AL (2012), ANDRADE, BARBOSA E BESSA (2017), FONTENELE E SILVA (2012) E LE BOULCH (1984). CONFORME AS EXPERIÊNCIAS NAS ATIVIDADES, PODE SE PERCEBER MAIOR INTERESSE DAS CRIANÇAS EM PARTICIPAR DOS MOMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DA PRÉ-ESCRITA, EM QUE GRANDE MAIORIA CONSEGUE DESENVOLVER OS TRAÇADOS INDICADOS NAS FERRAMENTAS DE APOIO. SOBRETUDO, CABE ASSIM, DESTACAR A RELEVÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO QUE DIZ RESPEITO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DE ENSINO DA HABILIDADE DE PRÉ- ESCRITA PARA MELHOR AQUISIÇÃO DESSA CAPACIDADE NAS ETAPAS SEGUINTES DA EDUCAÇÃO, PODENDO AINDA, MINIMIZAR EVENTUAIS TRAUMAS QUANTO À ESCRITA, DEIXANDO DE SER TRATADA COMO UM FAZER DE MEROS TRAÇOS ENFADONHOS, PARA UMA ESCRITA MAIS PRAZEROSA.