A ETNOMATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: AVALIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58293 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2657 "inscrito_id" => 3923 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: AVALIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "ESSE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA QUESTÃO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS CONSIDERANDO OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBRÓSIO (2008)? NESSE INTUITO, OBJETIVOU DISCUTIR OS CONCEITOS DO PROGRAMA POSTULADO PELO REFERIDO AUTOR UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO A ELABORAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS: O QUE SÃO CONHECIMENTOS POSITIVOS? O QUE É SOCIEDADE EXÓTICA? O QUE É CIÊNCIA OCIDENTAL? O QUE É ETNOMATEMÁTICA? TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO ANCORADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E RODA DE CONVERSA PARA A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE FORAM APRECIADAS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS. COMO PARTÍCIPES DESSE PROJETO TIVEMOS UM GRUPO FORMADO POR 33 (TRINTA E TRÊS) PROFESSORES/AS DAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI. A EXPERIÊNCIA DESCRITA ACONTECEU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS NA REFERIDA CIDADE. EM NOSSOS ACHADOS, REGISTRAMOS QUE OS/AS DOCENTES PERCEBEM COM SENSIBILIDADE A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO, TECENDO CRÍTICAS PROPOSITIVAS SOBRE O PRIVILÉGIO NA SELEÇÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS EM DETRIMENTO DE OUTROS, MORMENTE CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS. O CONCEITO DE ETNOMATEMÁTICA APRESENTADO A PARTIR DAS REFLEXÕES PROMOVIDAS ENVOLVE IDEIAS SOBRE: PEDAGOGIA DINÂMICA, VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, OBSERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO, CONTEXTO SOCIAL, DENTRE OUTROS ELEMENTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, .ANOS INICIAIS, .ETNOMATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3923_26082019110911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA" "autor_email" => "cristiana1976barra@gmail." "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58293 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2657 "inscrito_id" => 3923 "titulo" => "A ETNOMATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: AVALIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES" "resumo" => "ESSE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA QUESTÃO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS CONSIDERANDO OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBRÓSIO (2008)? NESSE INTUITO, OBJETIVOU DISCUTIR OS CONCEITOS DO PROGRAMA POSTULADO PELO REFERIDO AUTOR UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO A ELABORAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS: O QUE SÃO CONHECIMENTOS POSITIVOS? O QUE É SOCIEDADE EXÓTICA? O QUE É CIÊNCIA OCIDENTAL? O QUE É ETNOMATEMÁTICA? TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO ANCORADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E RODA DE CONVERSA PARA A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE FORAM APRECIADAS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS. COMO PARTÍCIPES DESSE PROJETO TIVEMOS UM GRUPO FORMADO POR 33 (TRINTA E TRÊS) PROFESSORES/AS DAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI. A EXPERIÊNCIA DESCRITA ACONTECEU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS NA REFERIDA CIDADE. EM NOSSOS ACHADOS, REGISTRAMOS QUE OS/AS DOCENTES PERCEBEM COM SENSIBILIDADE A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO, TECENDO CRÍTICAS PROPOSITIVAS SOBRE O PRIVILÉGIO NA SELEÇÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS EM DETRIMENTO DE OUTROS, MORMENTE CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS. O CONCEITO DE ETNOMATEMÁTICA APRESENTADO A PARTIR DAS REFLEXÕES PROMOVIDAS ENVOLVE IDEIAS SOBRE: PEDAGOGIA DINÂMICA, VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, OBSERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO, CONTEXTO SOCIAL, DENTRE OUTROS ELEMENTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, .ANOS INICIAIS, .ETNOMATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3923_26082019110911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA" "autor_email" => "cristiana1976barra@gmail." "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }