O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES GERA MOMENTOS DE AFLIÇÃO, POIS SEU COTIDIANO É MODIFICADO, ASSIM COMO AS RELAÇÕES COM SEUS AMIGOS, FAMILIARES E A ESCOLA. NESTE SENTIDO, OS HOSPITAIS ESTÃO AMPLIANDO SEU GRUPO DE TRABALHO, MODIFICANDO E DIVIDINDO SEU ESPAÇO COM UMA EQUIPE MULTPROFISSIONAL, VISANDO ATENDER O PACIENTE DE FORMA INTEGRAL. TENDO EM VISTA HUMANIZAR SEU ATENDIMENTO, O TRABALHO PEDAGOGICO HOSPITALAR CONTRIBUI TANTO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO COMO PARA O PSICOLÓGICO, TAL COMO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO BUSCA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UM HOSPITAL PRIVADO NA CIDADE DE MACEIÓ, NO CAMPO EDUCACIONAL, ENVOLVENDO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ESCOLARIZAÇÃO – UMA CLASSE HOSPITALAR. A PROPOSTA É APRESENTAR O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL NO AMBIENTE HOSPITALAR, SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E A ESCUTA SENSÍVEL. PARA A DISCUSSÃO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE FREIRE (1996), MATOS (2012), CECCIM, (1997) E FONTES (2015). OS RESULTADOS IDENTIFICAM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS HOSPITAIS, POIS COLABORA PARA O ACESSO DO CONHECIMENTO AOS ALUNOS-PACIENTES HOSPITALIZADOS, CONTRIBUINDO PARA A RECUPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CADA EDUCANDO ATRAVÉS DA HUMANIZAÇÃO.