UM OLHAR SOBRE A INTERMITÊNCIA NA EJA NÍVEL II
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62805 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4652 "inscrito_id" => 6576 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A INTERMITÊNCIA NA EJA NÍVEL II" "resumo" => "ESTE ARTIGO VERSA SOBRE AS POSSÍVEIS RELAÇÕES INTERMITENTES DOS ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO OS ALUNOS DO NÍVEL II, A PARTIR DAS ANÁLISES/INTERPRETAÇÕES DOS GESTORES ACERCA DO FENÔMENO, SENDO ELES - OS GESTORES - REPRESENTADOS PELA INSPEÇÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO, DIREÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA LÓCUS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO LAGOA AZUL, ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO COMPREENDER AS PRINCIPAIS RAZÕES PELAS QUAIS OS ALUNOS E ALUNAS PODEM VIR A ESTABELECER RELAÇÕES INTERMITENTES COM A ESCOLA, CONSIDERANDO O OLHAR DOS GESTORES. A PESQUISA TEVE SUA GÊNESE NO SEIO DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS ESTABELECIDAS COM A EJA EM TRÊS MOMENTOS DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: UM ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REALIZADO NO SESC-RN, NO PIBID-UFRN E NO PROJETO DE EXTENSÃO EJA EM MOVIMENTO-UFRN, EM TODAS AS EXPERIÊNCIAS, A INTERMITÊNCIA DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE FOI UM FATOR MARCANTE, PERCEBIDO NA CULTURA DOS ALUNOS (AS). PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DISCUSSÕES DESTE TRABALHO RECORREMOS AOS ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARROYO (2009); CHARLOT (2000); MAMED (2004); SAMPAIO (2009), ENTRE OUTROS. PARA ESTE ESTUDO, ANALISAMOS DE FORMA QUANTITATIVA OS CASOS DE ALUNOS E ALUNAS QUE ABANDONARAM A ESCOLA EM UM DETERMINADO ANO E RETORNARAM NO ANO SEGUINTE ENTRE 2013 E 2018. AO CONCLUIR A PESQUISA, ALÉM DE COMPREENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE A INTERMITÊNCIA, FOI POSSÍVEL AINDA, PERCEBERMOS QUE AS RAZÕES LEVANTADAS ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FRACASSO ESCOLAR, EVASÃO, INTERMITÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID6576_04112019141942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE CARLA SIQUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LOUISE CARLA" "autor_email" => "louise_Carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62805 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4652 "inscrito_id" => 6576 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A INTERMITÊNCIA NA EJA NÍVEL II" "resumo" => "ESTE ARTIGO VERSA SOBRE AS POSSÍVEIS RELAÇÕES INTERMITENTES DOS ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO OS ALUNOS DO NÍVEL II, A PARTIR DAS ANÁLISES/INTERPRETAÇÕES DOS GESTORES ACERCA DO FENÔMENO, SENDO ELES - OS GESTORES - REPRESENTADOS PELA INSPEÇÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO, DIREÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA LÓCUS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO LAGOA AZUL, ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO COMPREENDER AS PRINCIPAIS RAZÕES PELAS QUAIS OS ALUNOS E ALUNAS PODEM VIR A ESTABELECER RELAÇÕES INTERMITENTES COM A ESCOLA, CONSIDERANDO O OLHAR DOS GESTORES. A PESQUISA TEVE SUA GÊNESE NO SEIO DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS ESTABELECIDAS COM A EJA EM TRÊS MOMENTOS DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: UM ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REALIZADO NO SESC-RN, NO PIBID-UFRN E NO PROJETO DE EXTENSÃO EJA EM MOVIMENTO-UFRN, EM TODAS AS EXPERIÊNCIAS, A INTERMITÊNCIA DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE FOI UM FATOR MARCANTE, PERCEBIDO NA CULTURA DOS ALUNOS (AS). PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DISCUSSÕES DESTE TRABALHO RECORREMOS AOS ESTUDOS DE AUTORES COMO: ARROYO (2009); CHARLOT (2000); MAMED (2004); SAMPAIO (2009), ENTRE OUTROS. PARA ESTE ESTUDO, ANALISAMOS DE FORMA QUANTITATIVA OS CASOS DE ALUNOS E ALUNAS QUE ABANDONARAM A ESCOLA EM UM DETERMINADO ANO E RETORNARAM NO ANO SEGUINTE ENTRE 2013 E 2018. AO CONCLUIR A PESQUISA, ALÉM DE COMPREENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE A INTERMITÊNCIA, FOI POSSÍVEL AINDA, PERCEBERMOS QUE AS RAZÕES LEVANTADAS ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FRACASSO ESCOLAR, EVASÃO, INTERMITÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID6576_04112019141942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE CARLA SIQUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LOUISE CARLA" "autor_email" => "louise_Carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }