APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA FORMAÇÃO DOCENTE, DESTACANDO INICIALMENTE O CONCEITO E A TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL, QUE REVELA AS TRAJETÓRIAS E TENDÊNCIAS, QUE SÃO DIRETAMENTE INFLUENCIADAS PELA LEGISLAÇÃO, POLÍTICA E ECONOMIA. PARA ESTE ESTUDO DA TRAJETÓRIA, NOS VALEREMOS PRINCIPALMENTE DOS ESTUDOS DE BRZEZINSKI (2014) E CUNHA (2013). EM SEGUIDA TRATAMOS DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PAUTADA NA EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS, POIS, É ATRAVÉS DELA, QUE SÃO DESENVOLVIDAS MEDIAÇÕES DE CARÁTER, HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIAL, PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO E A HUMANIZAÇÃO DO INDIVÍDUO, ENQUANTO SER SOCIAL, CAPAZ DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE. SAVIANI (2013), GOMIDE (2010), SOUZA E MAGALHÃES (2016), CONTRERAS (2002), FREIRE (1987-1996), PIMENTA (2006). DIANTE DO QUADRO CAÓTICO QUE SE ENCONTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA (POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIALMENTE), É PRECISO BUSCAR MUDANÇAS E A EDUCAÇÃO É UM CAMINHO. PARA QUE ESSA MUDANÇA OCORRA, O PROFESSOR DEVE POSICIONAR-SE POLITICAMENTE, ATRAVÉS DE ESCOLHAS EPISTEMOLÓGICAS QUE SUSTENTEM ESSE POSICIONAMENTO, SEJA PARA MERA REPRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DA HEGEMONIA NEOLIBERAL (EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA), SEJA PARA RESISTÊNCIA E TENTATIVA DE SUPERAÇÃO DA IDEOLOGIA VIGENTE, BUSCANDO A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE (EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS). FINALIZAMOS COM A PERSPECTIVA DE SOUZA (2014), QUE REFLETE SOBRE AS QUALIDADES EPISTEMOLÓGICAS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA QUE RECORRE A EDUCAÇÃO COMO “BILDUNG”, CUJO CONCEITO, ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO PROGRESSO PESSOAL E A AUTONOMIA DO SUJEITO, EXIGINDO UMA POSTURA ÉTICA E DE RESISTÊNCIA PERANTE TODO ESTE CONTEXTO ALIENADOR.