COMPREENDER AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS DESIGUALDADES ECONÔMICAS DO PAÍS, COMO ESTAS REFLETEM NO PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR DOS INDIVÍDUOS DA NAÇÃO POR MEIO DE DADOS ESTATÍSTICOS E DOS OLHARES DE ESTUDIOSOS QUE SE VOLTAM PARA O TEMA COMO MILTON SANTOS (2001), BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS (2006), FACHIN (2009) ENTRE OUTROS, É ANALISAR BIBLIOGRAFICAMENTE COMO O BRASIL VEM SE CONSTRUINDO E PROMOVENDO A INCLUSÃO ESCOLAR PARA TODO O POVO. ESSE ESTUDO REPORTA-SE AO PROCESSO DE EXCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E COMO A CONDIÇÃO DE POBREZA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS SE REPETIU AO LONGO DOS ANOS, COLOCANDO EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO UM RELEVANTE NÚMERO DE INDIVÍDUOS A QUEM FORAM NEGADOS O DIREITO HUMANO A EDUCAÇÃO, COMO ESSA SITUAÇÃO AGRAVA A CONDIÇÃO DE HUMILDADE DE GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, COMO ESTES ESTÃO SITUADOS NO MERCADO DE TRABALHO E NA VIDA EM SOCIEDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM QUE O USO DE QUANTITATIVOS SÃO UTILIZADOS PARA REFORÇAR AS PESQUISAS DOS AUTORES CITADOS. EM UM PAÍS MARCADO PELA DESIGUALDADE SOCIAL AO LONGO DE TODA A SUA HISTÓRIA, EM QUE AS CLASSES DOMINANTES SEMPRE FORAM ABASTADAS, PERMITINDO QUE A POBREZA E A EXCLUSÃO ESCOLAR FOSSEM UMA REALIDADE, O BRASIL NÃO ALCANÇOU, AINDA, O NÍVEL DE IGUALDADE DESEJADA PELA PARCELA DA POPULAÇÃO QUE SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE MARGINALIDADE, MAS, ESSE TRABALHO NÃO TEM A INTENÇÃO DE ESGOTAR O TEMA, E SIM ANALISAR AS CONDIÇÕES QUE FAVORECEM ESSA NÃO APLICAÇÃO DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO PARA TODOS.