INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ASSISTIDAS PELO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA (CERVAC), RECIFE/PE– BRASIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60778 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4962 "inscrito_id" => 14488 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ASSISTIDAS PELO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA (CERVAC), RECIFE/PE– BRASIL" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ASSISTIDAS PELO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA - CERVAC RECIFE - PE. A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO DEVE SER DESENVOLVIDA A PARTIR DE METODOLOGIAS APROPRIADAS, QUE FAVOREÇA O CONVÍVIO DE CRIANÇAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULARES. MEDIANTE O ESTUDO APROFUNDADO SURGIRAM ALGUMAS QUESTÕES INVESTIGATIVAS: QUE PROCEDIMENTOS EXISTEM PARA A RECEPÇÃO DESSAS CRIANÇAS NOS CENTROS ESPECIALIZADOS? COMO AS INSTITUIÇÕES DESENVOLVEM SUAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA ESSAS CRIANÇAS? A PARTIR DESSAS QUESTÕES SURGE A PERGUNTA QUE NORTEIA ESSE ESTUDO: QUAIS SÃO AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES NO CERVAC PARA OS DISTINTOS NÍVEIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA? TEM-SE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS METODOLOGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ASSISTIDAS NO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA (CERVAC). COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A DINÂMICA DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS NO UNIVERSO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CERVAC; IDENTIFICAR AS LIMITAÇÕES PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS ASSISTIDOS NO CENTRO CERVAC; AVALIAR AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES NO CENTRO PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; A PESQUISA APRESENTA CARÁTER DESCRITIVO, COM DESENHO NÃO EXPERIMENTAL, CORTE TRANSVERSAL, COM ENFOQUE QUALITATIVO. UTILIZOU-SE NA COLETA DOS DADOS, AS ENTREVISTAS PARA OS COORDENADORES E PARA O DIRETOR, OS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS FORAM APLICADOS AOS PROFESSORES, BEM COMO APLICADO A TÉCNICA DE ANÁLISE DOCUMENTAL. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS CONTRIBUEM COM A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS ASSISTIDAS NO CERVAC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO ESCOLAR, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID14488_28092019184417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ANDRÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PAULO ANDRÉ" "autor_email" => "andreoliveirape@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60778 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4962 "inscrito_id" => 14488 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ASSISTIDAS PELO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA (CERVAC), RECIFE/PE– BRASIL" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ASSISTIDAS PELO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA - CERVAC RECIFE - PE. A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO DEVE SER DESENVOLVIDA A PARTIR DE METODOLOGIAS APROPRIADAS, QUE FAVOREÇA O CONVÍVIO DE CRIANÇAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULARES. MEDIANTE O ESTUDO APROFUNDADO SURGIRAM ALGUMAS QUESTÕES INVESTIGATIVAS: QUE PROCEDIMENTOS EXISTEM PARA A RECEPÇÃO DESSAS CRIANÇAS NOS CENTROS ESPECIALIZADOS? COMO AS INSTITUIÇÕES DESENVOLVEM SUAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA ESSAS CRIANÇAS? A PARTIR DESSAS QUESTÕES SURGE A PERGUNTA QUE NORTEIA ESSE ESTUDO: QUAIS SÃO AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES NO CERVAC PARA OS DISTINTOS NÍVEIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA? TEM-SE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS METODOLOGIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ASSISTIDAS NO CENTRO DE REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA (CERVAC). COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER A DINÂMICA DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS NO UNIVERSO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CERVAC; IDENTIFICAR AS LIMITAÇÕES PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS ASSISTIDOS NO CENTRO CERVAC; AVALIAR AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES NO CENTRO PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; A PESQUISA APRESENTA CARÁTER DESCRITIVO, COM DESENHO NÃO EXPERIMENTAL, CORTE TRANSVERSAL, COM ENFOQUE QUALITATIVO. UTILIZOU-SE NA COLETA DOS DADOS, AS ENTREVISTAS PARA OS COORDENADORES E PARA O DIRETOR, OS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS FORAM APLICADOS AOS PROFESSORES, BEM COMO APLICADO A TÉCNICA DE ANÁLISE DOCUMENTAL. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS CONTRIBUEM COM A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS ASSISTIDAS NO CERVAC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO ESCOLAR, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID14488_28092019184417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ANDRÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PAULO ANDRÉ" "autor_email" => "andreoliveirape@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }