NESTE TRABALHO APRESENTAMOS A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO TENDO COMO PRERROGATIVA AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC. POR MEIO DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO, É POSSÍVEL CONSTRUIRMOS CAMINHOS PARA UMA BASE CONCEITUAL E CATEGORIAL DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO EM SUA PONTE COM A GEOGRAFIA ESCOLAR, DIALOGANDO COM O APERFEIÇOAMENTO E APROFUNDAMENTO DA BASE EPISTEMOLÓGICA DA GEOGRAFIA PARA A PRÁTICA COTIDIANA EM SALA DE AULA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES CURRICULARES, FORTALECIDAS PELO RESGATE DO ESCOPO TEÓRICO E METODOLÓGICO DA GEOGRAFIA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM BASE EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E CONSULTA E ANÁLISE DOCUMENTAL, COM VISTAS A ATENDER O OBJETIVO PRINCIPAL DE APRESENTAR O FORTALECIMENTO E PRESENÇA DA EPISTEMOLOGIA DO SABER GEOGRÁFICO NAS NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES COM BASE NA BNCC. COMO RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA TEMOS A APRESENTAÇÃO DE ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES, POR MEIO DOS MARCOS LEGAIS DA BNCC, DE OFERECER AOS PROFESSORES, ESTUDANTES E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR E PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE GEOGRAFIA CONDIZENTE COM AS NOVAS ORIENTAÇÕES NACIONAIS E INTERLIGADO AOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.