O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APONTAR NOVOS DIRECIONAMENTOS QUE TORNEM AS AULAS DE QUÍMICA MAIS INTERATIVAS E ATRAENTES PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. PARA OS ALUNOS A DISCIPLINA QUÍMICA É DIFÍCIL O SEU ENTENDIMENTO POR ENVOLVER CÁLCULOS MATEMÁTICOS E APLICAÇÃO DE FÓRMULAS. PARA ROMPER COM ESSE ESTRANHAMENTO POR PARTE DOS ALUNOS, É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES INOVEM AO EXPLICAR O CONTEÚDO A FIM DE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO MAIS ATRATIVO, QUE ENVOLVA A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS, DESPERTANDO NELES MAIS INTERESSE PELA DISCIPLINA QUÍMICA. ESTE TRABALHO SE CONFIGURA COMO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. FORAM OBSERVADOS AULAS DE QUÍMICA DE UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. FOI PREPARADO UM QUESTIONÁRIO ABERTO PARA O PROFESSOR COM O INTUITO DE IDENTIFICAR A SUA CONCEPÇÃO SOBRE SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DIDÁTICA BEM COMO SEUS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO. O PROFESSOR OBSERVADO TEM UMA PREOCUPAÇÃO QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS, POR ISSO, ELE FAZ COM QUE OS ALUNOS PARTICIPEM MAIS DE SUAS AULAS PARA QUE SE CONSTRUA CONHECIMENTOS JUNTOS. ASSIM, O ALUNO DEIXA DE SER APENAS O RECEPTOR E O PROFESSOR QUEM DETÉM TODO O CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR OBSERVADO CONTRIBUI PARA QUE SUAS AULAS NÃO SEJAM APENAS EXPOSITIVAS E MONÓTONAS. ELE OFERECE AO ALUNO POSSIBILIDADES DE PARTICIPAR DE SUAS AULAS ONDE OS MESMOS PODEM APRESENTAR SUAS PERCEPÇÕES SOBRE AS DISCUSSÕES DOS TEMAS EM SALA O QUE CONTRIBUI PARA A SUA FORMAÇÃO.