Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOTAS CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO EDUCADA PARA A EDUCAR PARA A CIVILIDADE À LUZ DO CASO SANDRO DO NASCIMENTO

Palavra-chaves: BARBÁRIE, CIVILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, SANDRO DO NASCIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      A CIVILIDADE. OBJETIVANDO COMPREENDER OS CAMINHOS CIVILIZATÓRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PROMOTORA DA\r\n
      CIVILIDADE, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DUAS ETAPAS ESPECÍFICAS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, À LUZ DO\r\n
      CASO DO SEQUESTRO DO ÔNIBUS 174, OCORRIDO EM 12 DE JUNHO DE 2000, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,\r\n
      DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE DO PERFIL SOCIAL DE SANDRO BARBOSA DO NASCIMENTO, ARTICULANDO AS\r\n
      ENTRELINHAS DE SUA IDENTIDADE SOCIAL AO MODO OPERANDI CIVILIZATÓRIO QUE, SEGUNDO SUGERIMOS, AJUDOU A\r\n
      FORMAR O SEQUESTRADOR E DEFORMAR SUAS DEMAIS POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS E CIDADÃS. EM SEGUIDA, NOSSA\r\n
      DISCUSSÃO RETOMA A ANÁLISE ANTERIOR EXAMINANDO, POR SUA VEZ, COMO GARANTIR UMA EDUCAÇÃO CIVILIZADA E\r\n
      COMO EDUCAR OS INDIVÍDUOS PARA CONSTITUIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO SEJA REPRODUTORA DE BARBÁRIES. NO\r\n
      CAMPO METODOLÓGICO, ESSE MOVIMENTO CRÍTICO-ANALÍTICO NOS COLOCOU DIANTE DA NECESSIDADE DE\r\n
      INVESTIGARMOS FUNDAMENTALMENTE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, JUSTIFICANDO A TIPOLOGIA TEÓRICA DO NOSSO ESTUDO.\r\n
      DIANTE DISSO, ALGUMAS CONCLUSÕES DESPONTAM DE NOSSO ESTUDO, DENTRE ELAS: AO PENSAR/PROJETAR A FORMAÇÃO\r\n
      DE UMA CIVILIZAÇÃO EDUCADA, DEVEMOS ESTAR ALERTAS PARA O FATO DE QUE NÃO BASTA SÓ PROMOVER UMA\r\n
      EDUCAÇÃO TECNICAMENTE EFICAZ (EM RELAÇÃO AOS FINS ELEITOS), MAS QUE SE DEVE ATENTAR PARA A QUALIDADE\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO PARA A CIVILIDADE. OBJETIVANDO COMPREENDER OS CAMINHOS CIVILIZATÓRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PROMOTORA DA CIVILIDADE, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DUAS ETAPAS ESPECÍFICAS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, À LUZ DO CASO DO SEQUESTRO DO ÔNIBUS 174, OCORRIDO EM 12 DE JUNHO DE 2000, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE DO PERFIL SOCIAL DE SANDRO BARBOSA DO NASCIMENTO, ARTICULANDO AS ENTRELINHAS DE SUA IDENTIDADE SOCIAL AO MODO OPERANDI CIVILIZATÓRIO QUE, SEGUNDO SUGERIMOS, AJUDOU A FORMAR O SEQUESTRADOR E DEFORMAR SUAS DEMAIS POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS E CIDADÃS. EM SEGUIDA, NOSSA DISCUSSÃO RETOMA A ANÁLISE ANTERIOR EXAMINANDO, POR SUA VEZ, COMO GARANTIR UMA EDUCAÇÃO CIVILIZADA E COMO EDUCAR OS INDIVÍDUOS PARA CONSTITUIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO SEJA REPRODUTORA DE BARBÁRIES. NO CAMPO METODOLÓGICO, ESSE MOVIMENTO CRÍTICO-ANALÍTICO NOS COLOCOU DIANTE DA NECESSIDADE DE INVESTIGARMOS FUNDAMENTALMENTE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, JUSTIFICANDO A TIPOLOGIA TEÓRICA DO NOSSO ESTUDO. DIANTE DISSO, ALGUMAS CONCLUSÕES DESPONTAM DE NOSSO ESTUDO, DENTRE ELAS: AO PENSAR/PROJETAR A FORMAÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO EDUCADA, DEVEMOS ESTAR ALERTAS PARA O FATO DE QUE NÃO BASTA SÓ PROMOVER UMA EDUCAÇÃO TECNICAMENTE EFICAZ (EM RELAÇÃO AOS FINS ELEITOS), MAS QUE SE DEVE ATENTAR PARA A QUALIDADE ÉTICA DESSES FINS E DOS CONTEÚDOS EDUCATIVOS ATINENTES AO SEU FOMENTO.

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