O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO PARA
A CIVILIDADE. OBJETIVANDO COMPREENDER OS CAMINHOS CIVILIZATÓRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PROMOTORA DA
CIVILIDADE, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DUAS ETAPAS ESPECÍFICAS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, À LUZ DO
CASO DO SEQUESTRO DO ÔNIBUS 174, OCORRIDO EM 12 DE JUNHO DE 2000, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,
DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE DO PERFIL SOCIAL DE SANDRO BARBOSA DO NASCIMENTO, ARTICULANDO AS
ENTRELINHAS DE SUA IDENTIDADE SOCIAL AO MODO OPERANDI CIVILIZATÓRIO QUE, SEGUNDO SUGERIMOS, AJUDOU A
FORMAR O SEQUESTRADOR E DEFORMAR SUAS DEMAIS POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS E CIDADÃS. EM SEGUIDA, NOSSA
DISCUSSÃO RETOMA A ANÁLISE ANTERIOR EXAMINANDO, POR SUA VEZ, COMO GARANTIR UMA EDUCAÇÃO CIVILIZADA E
COMO EDUCAR OS INDIVÍDUOS PARA CONSTITUIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO SEJA REPRODUTORA DE BARBÁRIES. NO
CAMPO METODOLÓGICO, ESSE MOVIMENTO CRÍTICO-ANALÍTICO NOS COLOCOU DIANTE DA NECESSIDADE DE
INVESTIGARMOS FUNDAMENTALMENTE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, JUSTIFICANDO A TIPOLOGIA TEÓRICA DO NOSSO ESTUDO.
DIANTE DISSO, ALGUMAS CONCLUSÕES DESPONTAM DE NOSSO ESTUDO, DENTRE ELAS: AO PENSAR/PROJETAR A FORMAÇÃO
DE UMA CIVILIZAÇÃO EDUCADA, DEVEMOS ESTAR ALERTAS PARA O FATO DE QUE NÃO BASTA SÓ PROMOVER UMA
EDUCAÇÃO TECNICAMENTE EFICAZ (EM RELAÇÃO AOS FINS ELEITOS), MAS QUE SE DEVE ATENTAR PARA A QUALIDADE
ÉTICA DESSES FINS E DOS CONTEÚDOS EDUCATIVOS ATINENTES AO SEU FOMENTO.