A EXPANSÃO DE TEMAS ABORDADOS PELA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, NOS FAZ REFLETIR SOBRE A AMPLITUDE DE NOVAS POSSIBILIDADES QUE RELACIONAM ESPAÇO E CULTURA. A LITERATURA É UMA EXPRESSÃO DA ARTE, QUE CARREGA EM SUA ESSÊNCIA, PENSAMENTOS, PERCEPÇÕES VIVÊNCIAS E SÍMBOLOS, RETRATANDO UM MOSAICO DE TEMPOS HISTÓRICOS ACUMULADOS AO LONGO DOS SÉCULOS. DESTACA REGISTROS E REVELA A CONSTRUÇÃO/DESCRIÇÃO DOS ESPAÇOS, TORNANDO O FENÔMENO DESTACADO PERPÉTUO EM UM RECORTE TEMPORAL. COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO, EXISTE A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO DA LEITURA NOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UEPB, VISTO QUE, HÁ UMA ENORME CARÊNCIA DE LEITURA POR PARTE DESSES DISCENTES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS, PERCEBE-SE UMA GRANDE DIFICULDADE EM INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DOS TEMAS ABORDADOS POR PARTE DA GRANDE MAIORIA DOS NOSSOS ALUNOS. SABEMOS QUE A LITERATURA MUNDIAL, PRINCIPALMENTE A CLÁSSICA, ESTÁ REPLETA DE LEITURAS QUE DESCREVEM DE MANEIRA MAGISTRAL A REALIDADE HISTÓRICA DE UMA ÉPOCA E TRAZEM EM SUA ESSÊNCIA DISCUSSÕES GEOGRÁFICAS IMPRESCINDÍVEIS PARA O ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL. O TRABALHO É ESTRITAMENTE TEÓRICO E A METODOLOGIA UTILIZADA FOI FENOMENOLOGIA, ABORDANDO A LITERATURA ENQUANTO UM FENÔMENO SOCIAL, PRODUZIDO A PARTIR DE PERSPECTIVAS ESPACIAIS E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, NOS REVELANDO AS MÚLTIPLAS FACETAS INCORPORADAS AOS TEXTOS LITERÁRIOS, FUNDAMENTANDO OS TEMAS PROPOSTOS NA LITERATURA FICCIONAL. DESSA FORMA, É EXPOSTA A DIFICULDADE INTERPRETATIVA DOS ALUNOS E SUA CORRELAÇÃO COM OS TEMAS ABORDADOS NA ACADEMIA, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE SUPORTE BIBLIOGRÁFICO FICCIONAL PARA COMPLEMENTAÇÃO E ENTENDIMENTO DAS LEITURAS ACADÊMICAS.