O TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA VER OS SENTIDOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO, FORAM LEVANTADAS ALGUMAS OBRAS E FEITO BUSCAS DE PESQUISADORES QUE TRABALHAM COM O DESENVOLVIMENTO DO ADULTO À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, BEM COMO COM AS TEORIAS DE VIGOTSKI SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. AO FALAR DO DESENVOLVIMENTO DO ADULTO E TENTAR APROXIMAR A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA ISSO, TRANSITAMOS POR CONCEITOS DA PSICOLOGIA NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO. DENTRO DESTE TRABALHO PODE-SE APROVEITAR DOS ESTUDOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA ENTENDER MELHOR O DESENVOLVIMENTO DO ADULTO, QUE ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, TAMBÉM PERPASSA PELA INTERAÇÃO COM O OUTRO. A PARTIR DA INTENSA AFIRMAÇÃO QUE O SER HUMANO SOFRE TRANSFORMAÇÕES, PRINCIPALMENTE DEVIDO AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS SOCIALMENTE, CHEGAMOS A PARTE FINAL QUE PRIVILEGIA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POTENCIALIZADORA DO CRESCIMENTO DO INDIVÍDUO. AS TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO APRESENTADAS, ELAS SE ENCAIXAM COMO REAFIRMAÇÃO NESTE ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ONDE OS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SÃO OFERTADOS.