O ENSINO CIÊNCIAS EM ALGUNS CASOS, MESMO QUE O PROFESSOR TRABALHE COM ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO DO ASSUNTO APRESENTADO EM SALA DE AULA COM O COTIDIANO DO ALUNO, PODEM ESPARRAR EM CONTEÚDOS QUE FORCEM O DISCENTE A TRABALHAR COM O ABSTRATO E TENHAM QUE UTILIZAR TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA QUE POSSAM OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NO ENSINO MÉDIO, UNS DOS ASSUNTOS QUE POSSUI AS CARACTERÍSTICAS DESCRITAS ACIMA É A ESTRUTURA ATÔMICA, PRINCIPALMENTE A DISTRIBUIÇÃO ENERGÉTICA DOS ELÉTRONS NO ÁTOMO. ISSO OCORRE DEVIDO AS LEIS QUE ELUCIDAM A TEORIA ATÔMICA, QUE SÃO ORIUNDAS DA MECÂNICA QUÂNTICA, NA QUAL UTILIZA RECURSOS MATEMÁTICOS COMPLEXOS. O TRABALHO MAIS DIFUNDIDO PARA MEMORIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE A DISTRIBUIÇÃO DOS ELÉTRONS NO ÁTOMO FOI PROPOSTO POR MADELUNG (1936), MÉTODO QUE FICOU CONHECIDO COMO O DIAGRAMA DE LINUS PAULING. PORÉM, NÃO EXISTE SOMENTE ESSE ESTUDO COMO RECURSO MNEMÔNICO, TAMBÉM CONSTAM OS TRABALHOS DE GRENDA (1988), IZA E GIL (1995) E PARSONS (1989). O PRESENTE TRABALHO TEVE A FINALIDADE DE APRESENTAR ESSAS TRÊS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA DUAS TURMAS DE PRIMEIRO SEMESTRE DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM ELETROELETRÔNICA E EM PETROQUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, CAMPUS CAUCAIA, ONDE TODOS OS ALUNOS JÁ CONHECIAM O DIGRAMA DE LINUS PAULING. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS, ONDE CADA GRUPO FICOU UM MÉTODO ALTERNATIVO, NO FINAL CADA PARTICIPANTE, INDIVIDUALMENTE, RESPONDEU UM QUESTIONÁRIO COM INTUITO DE QUANTIFICAR A EFICÁCIA DO MÉTODO PROPOSTO E SEU GRAU DE ACEITAÇÃO QUANDO COMPARADO COM O MÉTODO TRADICIONAL.