AS TEMÁTICAS DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE FORAM POR MUITO TEMPO COMPLETAMENTE IGNORADAS, DESPREZADAS NAS EXPERIÊNCIAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO. COM O PERCURSO HISTÓRICO E O AVANÇO DAS PESQUISAS SOBRE TAIS OBJETOS, VERIFICAMOS UMA MAIOR DECORRÊNCIA DE DEBATES NA ESCOLA, MAS AINDA SÃO INSUFICIENTES SE CONSIDERARMOS QUE OS FATOS MOSTRAM QUE A DIVERSIDADE CONTINUA SENDO DESRESPEITADA NO ESPAÇO ESCOLAR. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS LIMITES E POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA TANTO, ESTA PESQUISA SE ASSUME COMO UM ESTUDO DE CASO DO TIPO ÚNICO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO COMO SUJEITOS RESPONDENTES PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SITUADA NA CIDADE DE TAUÁ, NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. OS DADOS COLETADOS E ANALISADOS NOS PERMITIRAM CONCLUIR QUE, MESMO COM A PRÁTICA DE DISCUSSÃO, AINDA É VISÍVEL EM ALGUNS PROFESSORES A DIFICULDADE DE CONHECER CONCEITUALMENTE A TEMÁTICA E DE TRABALHÁ-LA PEDAGOGICAMENTE.