ESTE ESTUDO BUSCA DEMONSTRAR COMO ESTÁ SENDO FEITO O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO COM AS CRIANÇAS DE 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE CONCEPÇÕES AS PROFESSORAS TÊM SOBRE ESSE PROCESSO, APRESENTANDO-SE ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM SENDO, RETRATA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE DIVERSAS LINGUAGENS NA/PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NESSA ETAPA ESCOLAR, RELATANDO AS VIVÊNCIAS DESSAS LINGUAGENS PELAS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA ANTONIETA PEREIRA VARELA EM CEARÁ-MIRIM/RN, OBJETIVANDO ANALISAR E POTENCIALIZAR AS DIVERSAS FORMAS DE USO DAS LINGUAGENS MAIS UTILIZADAS NA/PARA A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DISSO, BUSCA-SE IDENTIFICAR QUE LINGUAGENS SÃO MAIS UTILIZADAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO TURNO VESPERTINO E AVALIAR OS IMPACTOS QUE AS DIVERSAS LINGUAGENS TÊM NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DESSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, PRINCIPALMENTE AS QUE SÃO ATENDIDAS NA SALA MULTIFUNCIONAL. DIANTE TUDO ISSO, HAVERÁ UM DESTAQUE PARA O TRABALHO REALIZADO NA SALA MULTIFUNCIONAL DESSA ESCOLA, ONDE SE FAZ NECESSÁRIO O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A UTILIZAÇÃO DESSAS DIFERENTES LINGUAGENS PRESENTES NOS ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS/COLETIVOS DAS CRIANÇAS QUE NELA FREQUENTAM. ESSE TRABALHO TRAZ ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS QUE TRATAM DOS ASSUNTOS ABORDADOS NESSE ESTUDO E APRESENTA DISCUSSÕES ACERCA DO TRABALHO ALFABETIZADOR DAS PROFESSORAS E CONSEQUENTEMENTE, COMO AS CRIANÇAS APRENDEM.