O ENSINO DE MATEMÁTICA ENFRENTA INUMERÁVEIS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SÃO INCONTÁVEIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES, E POR ISSO SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS NA FORMA DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. UTILIZAR OS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA É UMA OPORTUNIDADE QUE PODE AJUDAR OS ALUNOS A APRENDEREM DE FORMA MAIS PRAZEROSA E ASSIM SE AFASTAREM DE POSSÍVEIS DIFICULDADES QUE TENHA ACUMULADO DO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E QUE RECEIAM A MATEMÁTICA E SE SENTEM INCAPACITADOS PARA INTERPRETAR PROBLEMAS. OS JOGOS SÃO UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE ORGANIZA O PENSAMENTO E O RACIOCÍNIO, SÃO SIGNIFICATIVOS PARA RESOLVER PROBLEMAS E CÁLCULOS, OS ALUNOS APRENDEM BRINCANDO, SENDO UM NOVO CONCEITO DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. COM O INTUITO DE COMPREENDER A COLOCAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM, FOI REALIZADA UMA PESQUISA E ATIVIDADE PRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS/MA, FOI APLICADO QUESTIONÁRIOS QUE OS PROFESSORES RECONHECEM QUE O CONHECIMENTO TEÓRICO UNIDO AO CONHECIMENTO PRÁTICO, FACILITA O PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DO ENTENDIMENTO, PARA O DESCRITO ESTUDO FOI UTILIZADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA QUE OFERECE A GARANTIA DA PRECISÃO DOS RESULTADOS. DESSE MODO O ESTUDO PROCUROU COMPREENDER COMO A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS PODERIA MELHORAR O ENSINO OFERECIDO PELA ESCOLA E PROFESSORES E A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM PELOS ALUNOS.