HISTORICAMENTE, OS CURSOS NAS ÁREAS DE EXATAS E TECNOLÓGICAS SEMPRE FORAM, EM SUA MAIORIA, REDUTOS DA MASCULINIDADE. NOS CURSOS NA ÁREA DA ELÉTRICA E MECÂNICA A TAXA DE PARTICIPAÇÃO DE HOMENS ULTRAPASSAM OS OITENTA PONTOS PERCENTUAIS EM RELAÇÃO À PROPORCIONALIDADE DE MULHERES. NOTADAMENTE, APENAS NA ÁREA DAS HUMANIDADES HÁ UM PREDOMÍNIO FEMININO; O QUE CERTAMENTE DEVE SE APRESENTAR TAMBÉM NA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. CONTUDO, NA ATUALIDADE PERCEBEM-SE O AUMENTO GRADATIVO DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NESSAS ÁREAS, NOS CURSOS TÉCNICOS, NAS UNIVERSIDADES E, CONSEQUENTEMENTE, NO MERCADO DE TRABALHO. COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AS CONSTANTES MUDANÇAS NO SETOR PRODUTIVO, VEM GERANDO UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ACENTUADA EM PROFISSÕES NOTADAMENTE FORA DO EIXO CONSIDERADO FEMININO. OS ESTUDOS DE GÊNERO NO MEIO TECNOLÓGICO SUGEREM QUE AS ÁREAS DE MECÂNICA, ELÉTRICA E/OU ELETROMECÂNICA SÃO REDUTOS NOTADAMENTE MASCULINOS. NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, CAMPUS JACOBINA, PERCEBE-SE A PRESENÇA MÁSSICA DE MULHERES; CHEGANDO A PERFAZER MAIS DE 50% DOS DISCENTES MATRICULADOS EM CERTOS ANOS. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DESTE PROJETO FOI ANALISAR E CONTEXTUALIZAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA, MODALIDADE INTEGRADA, DO IFBA-CAMPUS JACOBINA, DESTE A SUA IMPLANTAÇÃO ATÉ O PRESENTE MOMENTO; PROCURANDO DISCUTIR A RELEVÂNCIA DE SE INCLUIR A TEMÁTICA GÊNERO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. A METODOLOGIA ADOTADA NESTA PESQUISA FOI UM ACOMPANHAMENTO NAS LISTAS DOS DISCENTES MATRICULADOS PARA ESTE CURSO. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ UM INTERESSE E INSERÇÃO DAS MULHERES NESTE CURSO TÉCNICO, ATINGINDO UM PERCENTUAL MÉDIO DE 45%.