A PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, ENQUANTO CAMPO DE ESTÁGIO, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LICENCIATURA. A PESQUISA É DESCRITIVA, INTERPRETATIVA E QUALITATIVA, TENDO AS FALAS DOS ACADÊMICOS COMO MATERIAL DE ANÁLISE. O UNIVERSO DA PESQUISA CONTEMPLA ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DE GEOGRAFIA, EM GARANHUNS-PE. PARTICIPARAM DAS ANÁLISES DEZESSETE ESTUDANTES,COM FAIXAS ETÁRIAS MÉDIAS DE 24 ANOS,DE AMBOS OS SEXOS. AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES OCORRERAM NO ESTÁGIO I, NO ENSINO FUNDAMENTAL (6º E 7º ANO) E ESTÁGIO–III, OCORRENDO NO ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIE). OS RESULTADOS APONTAM QUE O ESTÁGIO POSSIBILITA AO ACADÊMICO: (A)CONTATO COM OS ALUNOS, COM A SALA DE AULA E COM OS PROFESSORES; (B) RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO E DA CONDUÇÃO NECESSÁRIA AO OBSERVAR O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS E DAS OBSERVAÇÕES DA DOCÊNCIA; (C) VERIFICAÇÃO DE COMO OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS; (D) DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO SE TORNAR PROFESSOR; (E) CONFRONTO DAS IDEIAS QUANTO À PRESENÇA DO ESTUDANTE EM SALA DE AULA NO LOCUS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E À REALIDADE DA SALA DE AULA; (F) OBSERVAÇÃO DE QUE NA INSTITUIÇÃO FICAM APRISIONADOS AOS LIVROS E À EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS E, JÁ NA ESCOLA, A REALIDADE É “NUA E CRUA”, MAS “AO MESMO TEMPO FANTÁSTICA”. PODEMOS INFERIR QUE O CAMPO DE ESTÁGIO POSSIBILITA QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS, EM SUAS VIVÊNCIAS POSSAM PENSAR NA CONDIÇÃO DO SE TORNAR OU NÃO PROFISSIONAL PROFESSOR, BEM COMO DE FORMAR PROFISSIONAIS REFLEXIVOS E CRÍTICOS PARA A CONSTRUÇÃO EPISTÊMICA DA FORMAÇÃO DOCENTE.