ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CAMPO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60380 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 679 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CAMPO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, ENQUANTO CAMPO DE ESTÁGIO, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LICENCIATURA. A PESQUISA É DESCRITIVA, INTERPRETATIVA E QUALITATIVA, TENDO AS FALAS DOS ACADÊMICOS COMO MATERIAL DE ANÁLISE. O UNIVERSO DA PESQUISA CONTEMPLA ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DE GEOGRAFIA, EM GARANHUNS-PE. PARTICIPARAM DAS ANÁLISES DEZESSETE ESTUDANTES,COM FAIXAS ETÁRIAS MÉDIAS DE 24 ANOS,DE AMBOS OS SEXOS. AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES OCORRERAM NO ESTÁGIO I, NO ENSINO FUNDAMENTAL (6º E 7º ANO) E ESTÁGIO–III, OCORRENDO NO ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIE). OS RESULTADOS APONTAM QUE O ESTÁGIO POSSIBILITA AO ACADÊMICO: (A)CONTATO COM OS ALUNOS, COM A SALA DE AULA E COM OS PROFESSORES; (B) RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO E DA CONDUÇÃO NECESSÁRIA AO OBSERVAR O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS E DAS OBSERVAÇÕES DA DOCÊNCIA; (C) VERIFICAÇÃO DE COMO OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS; (D) DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO SE TORNAR PROFESSOR; (E) CONFRONTO DAS IDEIAS QUANTO À PRESENÇA DO ESTUDANTE EM SALA DE AULA NO LOCUS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E À REALIDADE DA SALA DE AULA; (F) OBSERVAÇÃO DE QUE NA INSTITUIÇÃO FICAM APRISIONADOS AOS LIVROS E À EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS E, JÁ NA ESCOLA, A REALIDADE É “NUA E CRUA”, MAS “AO MESMO TEMPO FANTÁSTICA”. PODEMOS INFERIR QUE O CAMPO DE ESTÁGIO POSSIBILITA QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS, EM SUAS VIVÊNCIAS POSSAM PENSAR NA CONDIÇÃO DO SE TORNAR OU NÃO PROFISSIONAL PROFESSOR, BEM COMO DE FORMAR PROFISSIONAIS REFLEXIVOS E CRÍTICOS PARA A CONSTRUÇÃO EPISTÊMICA DA FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3163_25072019212147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIZE TOMAZ DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "DENIZE" "autor_email" => "denizeaquino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60380 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 679 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CAMPO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, ENQUANTO CAMPO DE ESTÁGIO, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LICENCIATURA. A PESQUISA É DESCRITIVA, INTERPRETATIVA E QUALITATIVA, TENDO AS FALAS DOS ACADÊMICOS COMO MATERIAL DE ANÁLISE. O UNIVERSO DA PESQUISA CONTEMPLA ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DE GEOGRAFIA, EM GARANHUNS-PE. PARTICIPARAM DAS ANÁLISES DEZESSETE ESTUDANTES,COM FAIXAS ETÁRIAS MÉDIAS DE 24 ANOS,DE AMBOS OS SEXOS. AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES OCORRERAM NO ESTÁGIO I, NO ENSINO FUNDAMENTAL (6º E 7º ANO) E ESTÁGIO–III, OCORRENDO NO ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIE). OS RESULTADOS APONTAM QUE O ESTÁGIO POSSIBILITA AO ACADÊMICO: (A)CONTATO COM OS ALUNOS, COM A SALA DE AULA E COM OS PROFESSORES; (B) RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO E DA CONDUÇÃO NECESSÁRIA AO OBSERVAR O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS E DAS OBSERVAÇÕES DA DOCÊNCIA; (C) VERIFICAÇÃO DE COMO OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS; (D) DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO SE TORNAR PROFESSOR; (E) CONFRONTO DAS IDEIAS QUANTO À PRESENÇA DO ESTUDANTE EM SALA DE AULA NO LOCUS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E À REALIDADE DA SALA DE AULA; (F) OBSERVAÇÃO DE QUE NA INSTITUIÇÃO FICAM APRISIONADOS AOS LIVROS E À EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS E, JÁ NA ESCOLA, A REALIDADE É “NUA E CRUA”, MAS “AO MESMO TEMPO FANTÁSTICA”. PODEMOS INFERIR QUE O CAMPO DE ESTÁGIO POSSIBILITA QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS, EM SUAS VIVÊNCIAS POSSAM PENSAR NA CONDIÇÃO DO SE TORNAR OU NÃO PROFISSIONAL PROFESSOR, BEM COMO DE FORMAR PROFISSIONAIS REFLEXIVOS E CRÍTICOS PARA A CONSTRUÇÃO EPISTÊMICA DA FORMAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3163_25072019212147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIZE TOMAZ DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "DENIZE" "autor_email" => "denizeaquino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }