O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA – SDI, PARA O ESTUDO DE CONCEITOS INICIAIS DA CINEMÁTICA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS JOÃO CÂMARA. O SURGIMENTO DAS NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM E DE NOVAS METODOLOGIAS FAZEM COM QUE O ENSINO DE FÍSICA SOFRA UMA TRANSFORMAÇÃO, OPORTUNIZANDO AOS ALUNOS A INTERAÇÃO NA SALA DE AULA, TORNANDO-SE O PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A SDI É UMA NOVA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE UTILIZA O CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO PARA TRABALHAR CONCEITO/DEFINIÇÕES, E A DEFINIMOS COMO SENDO UM PROCESSO INTERATIVO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FACILITAR A INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE DOCENTE E EDUCANDOS ENTRE SI, VISANDO A CONSTRUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO QUE PODE SER CONSTRUÍDO E RECONSTRUÍDO. ATRAVÉS DE 4 ETAPAS (1ª DEFINIÇÃO DO TEMA; 2ª SOCIALIZAÇÃO DE IDEIAS EM GRUPO; 3ª EXPOSIÇÃO DAS IDEIAS DE CADA GRUPO PELO LÍDER; 4ª CONSTRUÇÃO DAS DEFINIÇÕES PRETENDIDAS) ESPERAMOS CONSTRUIR CONCEITOS IMPORTANTES COMO: REFERENCIAL, VELOCIDADE, ACELERAÇÃO, DENTRE OUTROS. APÓS APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA, ESPERAMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS CONCEITOS INICIAIS DA CINEMÁTICA DE FORMA BEM INTERATIVA, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, INTERAGINDO E TROCANDO SABERES ATRAVÉS DO TRABALHO EM EQUIPE.