ESTE ESTUDO OPORTUNIZOU REFLETIR ACERCA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO QUE CONCERNE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DESTACA-SE QUE O REFERIDO ARTIGO É UM RECORTE DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, QUE BUSCA ANALISAR AS PROPOSTAS DE FORMAÇÕES CONTINUADAS DESENVOLVIDAS PELA GERÊNCIA REGIONAL METROPOLITANA SUL. A PESQUISA É DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, QUE SEGUNDO GIL (2009), POSSIBILITA O APRIMORAMENTO DE IDEIAS OU A DESCOBERTA DE INTUIÇÕES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE EM ESTUDOS ANÁLITICOS A PARTIR DOS TEXTOS DE DOURADO (2017), MAINARDES (2006), DENTRE OUTROS ESTUDOS QUE DISSERTAM SOBRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA REFLEXIVA.