FONTES, Karolayne Da Silva et al.. A educação na era globalizada. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58254>. Acesso em: 02/11/2024 10:25
O PRESENTE RESUMO PRETENDE PROPICIAR ALGUMAS REFLEXÕES COM BASE NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE ENVOLVEM O FENÔMENO GLOBALIZAÇÃO E QUAIS OS POSSÍVEIS IMPACTOS QUE PODE OCASIONAR NO ÂMBITO EDUCACIONAL. A PARTIR DISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PERSPECTIVA DE SANTOS (2017) A RESPEITO DESSE FENÔMENO, QUE DEFINE A GLOBALIZAÇÃO EM TRÊS CATEGORIAS: A GLOBALIZAÇÃO COMO FÁBULA, GLOBALIZAÇÃO COMO PERVERSIDADE E UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO VISANDO UM SUJEITO MAIS HUMANO, QUE POSSIBILITE A MISTURA DE POVOS, CULTURAS E PENSAMENTOS NA SOCIEDADE FAZENDO DO AVANÇO GLOBAL UM BEM COMUM PARA TODOS E NÃO SOMENTE ENVOLVER DETERMINADOS GRUPOS SOCIAIS. COM BASE NISSO, VALE SALIENTAR QUE ESSAS MUDANÇAS PRESSUPÕEM UMA NOVA POSTURA DOCENTE COMO TAMBÉM A FORMAÇÃO DE UM NOVO CIDADÃO, À MEDIDA QUE TAIS MODIFICAÇÕES RESULTAM EM IMPLICAÇÕES SEJA DIRETA OU INDIRETAMENTE ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.