ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA FRENTE À PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59000 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 8661 "titulo" => "ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA FRENTE À PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESENCADEAR UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE PROPOSTA PELO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DESSA AÇÃO FORMATIVA PARA A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA/RN. A DISCUSSÃO É NO SENTIDO DE COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DOCENTE TEM CONTRIBUÍDO PARA QUE O PROFESSOR RESSIGNIFIQUE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO É DE CUNHO QUALITATIVO, CONSISTE NUMA PESQUISA DOCUMENTAL, CUJO PROCEDIMENTO FUNDAMENTAL SE CARACTERIZA PELA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELO ORIENTADOR DE ESTUDO QUE ATUOU NA FORMAÇÃO DO PNAIC DAS 31 ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA-RN, BEM COMO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ALGUNS AUTORES QUE INVESTIGAM O TEMA DA INCLUSÃO COMO (FAVERO, 2007; MANTOAN, 2005, 2006 E 2007). CONCLUIU-SE QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DEVERÁ SE CONSTITUIR PELA JUNÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELO PROFESSOR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA FORMATIVA E A BUSCA DE NOVAS FORMAS DO PEDAGÓGICO CONSIDERANDO A DIVERSIDADE DOS ALUNOS E AS SUAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS. CONSTATAMOS QUE O PROGRAMA CONTRIBUIU DE FORMA POSITIVA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DESSES PROFESSORES, POIS, PROPORCIONOU UM ESPAÇO DE TROCA DE EXPERIÊNCIA E DE REFLEXÕES. A PESQUISA REVELOU AINDA A URGENTE NECESSIDADE DA CONTINUIDADE E APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA QUE, DE FATO, SE EFETIVE O DIREITO À APRENDIZAGEM PARA TODAS AS CRIANÇAS QUE PRECISAM DA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID8661_20072019213628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ROSILENE RAMOS" "autor_email" => "rosilenerb@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59000 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 8661 "titulo" => "ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA FRENTE À PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESENCADEAR UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE PROPOSTA PELO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DESSA AÇÃO FORMATIVA PARA A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA/RN. A DISCUSSÃO É NO SENTIDO DE COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DOCENTE TEM CONTRIBUÍDO PARA QUE O PROFESSOR RESSIGNIFIQUE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO É DE CUNHO QUALITATIVO, CONSISTE NUMA PESQUISA DOCUMENTAL, CUJO PROCEDIMENTO FUNDAMENTAL SE CARACTERIZA PELA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELO ORIENTADOR DE ESTUDO QUE ATUOU NA FORMAÇÃO DO PNAIC DAS 31 ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA-RN, BEM COMO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ALGUNS AUTORES QUE INVESTIGAM O TEMA DA INCLUSÃO COMO (FAVERO, 2007; MANTOAN, 2005, 2006 E 2007). CONCLUIU-SE QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DEVERÁ SE CONSTITUIR PELA JUNÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELO PROFESSOR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA FORMATIVA E A BUSCA DE NOVAS FORMAS DO PEDAGÓGICO CONSIDERANDO A DIVERSIDADE DOS ALUNOS E AS SUAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS. CONSTATAMOS QUE O PROGRAMA CONTRIBUIU DE FORMA POSITIVA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DESSES PROFESSORES, POIS, PROPORCIONOU UM ESPAÇO DE TROCA DE EXPERIÊNCIA E DE REFLEXÕES. A PESQUISA REVELOU AINDA A URGENTE NECESSIDADE DA CONTINUIDADE E APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA QUE, DE FATO, SE EFETIVE O DIREITO À APRENDIZAGEM PARA TODAS AS CRIANÇAS QUE PRECISAM DA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID8661_20072019213628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ROSILENE RAMOS" "autor_email" => "rosilenerb@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }