OS JOGOS E BRINCADEIRAS SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES NA VIDA DAS PESSOAS, DESSA FORMA, ENFATIZA-SE O LÚDICO PARA ESTÍMULOS MOTIVACIONAIS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA). O TRABALHO AVALIA O USO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA MOTIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA. VISTO QUE, OS ALUNOS DO PROEJA EM CERTO MOMENTO TIVERAM QUE DEIXAR OS ESTUDOS POR DIVERSOS MOTIVOS PESSOAIS, AO RETORNAR À ESCOLA ALGUNS NÃO SE SENTEM MOTIVADOS EM PARTICIPAR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ASSIM O OBJETIVO DO TRABALHO FOI OBSERVAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TRABALHANDO JOGOS E BRINCADEIRAS, INVESTIGANDO-OS ANTES, DURANTE E APÓS AS AULAS. REALIZOU-SE A COLETA DE FORMA PRESENCIAL, COM A UTILIZAÇÃO DO ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO, VERIFICANDO O GRAU DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS, USANDO A QUANTIFICAÇÃO E ANALISANDO AS ATIVIDADES POR MEIO DE ATENÇÃO, COLABORAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES INDIVIDUALMENTE. AO ANALISAR OS DADOS, OBTEVE-SE QUE 78,6% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM ATENÇÃO NAS ATIVIDADES, RESULTANDO EM 50% NA COLABORAÇÃO DOS MESMOS, JÁ NA CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES E REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES FOI DE 42,86% POR PARTE DOS DISCENTES, HAVENDO VARIAÇÃO DE 14,3% A 35,7% DAS DEMAIS ATIVIDADES, NA COLABORAÇÃO DA ATIVIDADE, 21,43% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM UMA MOTIVAÇÃO INTERMEDIÁRIA, COM UMA VARIÂNCIA DE 7,14% A 14,3% NAS OUTRAS ATIVIDADES. CONCLUI-SE QUE, GRANDE PARTE DOS ALUNOS DO 2º ANO NA MODALIDADE PROEJA DO IFPB, UMA VEZ MOTIVADOS, OS ALUNOS CRIARAM VÍNCULOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, PRIORIZANDO A VALORIZAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.