SENTIMOS A NECESSIDADE DE MELHORAR A QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR E DIMINUIR A FRAGMENTAÇÃO QUE EXISTE ENTRE AS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. PROPOMOS UMA FORMULAÇÃO INTEGRADA EM ALGUMAS AULAS, POIS A INTERDISCIPLINARIDADE TEM O INTUITO DE FOMENTAR UM ALUNO ATIVO, COMPROMETIDO E SUJEITO DE SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO NA VINCULAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, NO IFCE - CAMPUS UBAJARA, COM AS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA CELULAR E COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM. O OBJETIVO PROPOSTO FOI FACILITAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE COM O PORTUGUÊS, POIS UTILIZAMOS A ORIGEM DE ALGUNS TERMOS TÉCNICOS DA BIOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DESTES E DE SEUS SIGNIFICADOS. A ATIVIDADE FOI APLICADA NA SALA DE AULA COM 27 ALUNOS E CONSISTIA IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS DE PREFIXOS E SUFIXOS DE ALGUMAS PALAVRAS PREVIAMENTE SELECIONADAS E ASSOCIÁ-LAS COM A ESTRUTURA BIOLÓGICA CORRESPONDENTE. FORAM UTILIZADOS 24 TERMOS DA BIOLOGIA E 39 PREFIXOS E SUFIXOS. O RESULTADO DA ATIVIDADE FOI QUE UMA MÉDIA DE 15 TERMOS BIOLÓGICOS FORAM DEFINIDOS CORRETAMENTE POR ALUNO, 20 DESTES FORAM O MÁXIMO DE ACERTOS OBTIDOS E METADE DESSES ALUNOS ACERTARAM 16 TERMOS OU MAIS.