ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER AS RELAÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADMITINDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO UM IMPORTANTE RECURSO QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR POSSUIR O CONHECIMENTO COM RELAÇÃO A ESTE MÉTODO. ESTA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO ANCOROU-SE PRINCIPALMENTE NAS CONTRIBUIÇÕES DE ALBANO (2018), LOPES E NAVARRO (2014), SOUZA E BERNARDINO (2011), PARA DISCORRER ACERCA DA PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS; NOS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY (2018; 1991; 1995), ALIANDO ÀS CONTRIBUIÇÕES QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA OFERECE PARA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, ALVO DE SEUS ESTUDOS; E AINDA DISCUSSÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FUNDAMENTADAS EM LIBÂNEO (2004), PIMENTA E LIMA, (2012), FREIRE (1975), GARCIA (1999), DENTRE OUTROS. EVIDENCIOU-SE A IMPORTÂNCIA DE O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENQUANTO CONTADOR DE HISTÓRIAS, CONSTRUIR CONHECIMENTO SOBRE A LITERATURA INFANTIL BEM COMO O USO DESSA CONTAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO AO LONGO DO SEU PROCESSO FORMATIVO, PARA QUE POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.