ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS, SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS DA REDE DE ENSINO SUPERIOR, PUBLICADOS DENTRO DO RECORTE TEMPORAL DE 2008 A 2017, INICIANDO DO ANO EM QUE FOI SANCIONADA A LEI 11.645/08. PARA SELECIONAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS, FORAM REALIZADAS BUSCAS NOS SÍTIOS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), DO SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E DO PERIÓDICO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR (CAPES). A PARTIR DA COLETA, OBTIVEMOS NO TOTAL 37 TRABALHOS, SENDO ESSES, 03 ARTIGOS, 25 DISSERTAÇÕES E 09 TESES. DENTRE OS 37 TRABALHOS ENCONTRADOS, 12 APRESENTARAM PROXIMIDADE COM O TEMA DA PESQUISA, SUAS DISCUSSÕES ESTÃO VOLTADAS PRINCIPALMENTE PARA TEMAS COMO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08, AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS NÃO-INDÍGENAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS E SOBRE A ARQUEOLOGIA INDÍGENA. CONSIDERAMOS QUE INCLUSÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NO CURRÍCULO OFICIAL DE ENSINO SUPERIOR PODE CONTRIBUIR COM RELAÇÕES MAIS IGUALITÁRIAS E EQUITATIVAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, ALÉM DE PROMOVER DISCUSSÕES QUE VÃO ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO PREVÊ A LEI 11.645/08, PODE SE CONFIGURAR COMO INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS, DE SUAS IDENTIDADES, ANCESTRALIDADES, COSTUMES E CRENÇAS, QUE SÃO ANTERIORES À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.