PELA TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA QUAL SE EVIDENCIA UMA DIFICULDADE, POR PARTE DESSES ESTUDANTES, EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE EXCEDEM O HORÁRIO DA AULA, O AMBIENTE DA SALA DE AULA REPRESENTA UMA QUESTÃO CENTRAL E, SOBRETUDO, ESSENCIAL PARA O ALUNO PERMANECER NA ESCOLA, VISTO QUE A MAIORIA DELES TEM MÚLTIPLAS OBRIGAÇÕES FORA DA ESCOLA. PARTINDO DESSA QUESTÃO, TORNA-SE DETERMINANTE INVESTIGAR O AMBIENTE DA SALA DE AULA COMO OBJETO DE ESTUDO DENTRO DO CONTEXTO DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERMANÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, ALÉM APRESENTAR O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRESENTAR UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DOS ASPECTOS DO AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE O ALUNO-PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PARTIR DESSE ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE O DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONVÍVIO EM SALA DE AULA DEVE BUSCAR CAMINHOS QUE IMPRIMAM MAIOR DEDICAÇÃO A ADENTRAR NA CENTRALIDADE ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS NA SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS PERCEBEM E COMPREENDEM A ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES SOCIAL E ACADÊMICA E POR ONDE TAMBÉM OS ESTUDOS DEVEM COMPREENDER E DIRECIONAR-SE.