Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALAS DE AULA COMO NÚCLEO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: EXPLORANDO O CARÁTER INTEGRADOR PARA PROMOVER A PERMANÊNCIA

Palavra-chaves: SALA DE AULA, PERMANÊNCIA ESCOLAR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62587
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1975
    "inscrito_id" => 11170
    "titulo" => "SALAS DE AULA COMO NÚCLEO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: EXPLORANDO O CARÁTER INTEGRADOR PARA PROMOVER A PERMANÊNCIA"
    "resumo" => "PELA TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA QUAL SE EVIDENCIA UMA DIFICULDADE, POR PARTE DESSES ESTUDANTES, EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE EXCEDEM O HORÁRIO DA AULA, O AMBIENTE DA SALA DE AULA REPRESENTA UMA QUESTÃO CENTRAL E, SOBRETUDO, ESSENCIAL PARA O ALUNO PERMANECER NA ESCOLA, VISTO QUE A MAIORIA DELES TEM MÚLTIPLAS OBRIGAÇÕES FORA DA ESCOLA. PARTINDO DESSA QUESTÃO, TORNA-SE DETERMINANTE INVESTIGAR O AMBIENTE DA SALA DE AULA COMO OBJETO DE ESTUDO DENTRO DO CONTEXTO DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERMANÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, ALÉM APRESENTAR O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRESENTAR UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DOS ASPECTOS DO AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE O ALUNO-PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PARTIR DESSE ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE O DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONVÍVIO EM SALA DE AULA DEVE BUSCAR CAMINHOS QUE IMPRIMAM MAIOR DEDICAÇÃO A ADENTRAR NA CENTRALIDADE ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS NA SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS PERCEBEM E COMPREENDEM A ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES SOCIAL E ACADÊMICA E POR ONDE TAMBÉM OS ESTUDOS DEVEM COMPREENDER E DIRECIONAR-SE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "SALA DE AULA, PERMANÊNCIA ESCOLAR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID11170_15082019120314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA"
    "autor_email" => "rozanaquintanilhags@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62587
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1975
    "inscrito_id" => 11170
    "titulo" => "SALAS DE AULA COMO NÚCLEO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: EXPLORANDO O CARÁTER INTEGRADOR PARA PROMOVER A PERMANÊNCIA"
    "resumo" => "PELA TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA QUAL SE EVIDENCIA UMA DIFICULDADE, POR PARTE DESSES ESTUDANTES, EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE EXCEDEM O HORÁRIO DA AULA, O AMBIENTE DA SALA DE AULA REPRESENTA UMA QUESTÃO CENTRAL E, SOBRETUDO, ESSENCIAL PARA O ALUNO PERMANECER NA ESCOLA, VISTO QUE A MAIORIA DELES TEM MÚLTIPLAS OBRIGAÇÕES FORA DA ESCOLA. PARTINDO DESSA QUESTÃO, TORNA-SE DETERMINANTE INVESTIGAR O AMBIENTE DA SALA DE AULA COMO OBJETO DE ESTUDO DENTRO DO CONTEXTO DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERMANÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, ALÉM APRESENTAR O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRESENTAR UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DOS ASPECTOS DO AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE O ALUNO-PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PARTIR DESSE ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE O DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONVÍVIO EM SALA DE AULA DEVE BUSCAR CAMINHOS QUE IMPRIMAM MAIOR DEDICAÇÃO A ADENTRAR NA CENTRALIDADE ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS NA SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS PERCEBEM E COMPREENDEM A ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES SOCIAL E ACADÊMICA E POR ONDE TAMBÉM OS ESTUDOS DEVEM COMPREENDER E DIRECIONAR-SE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "SALA DE AULA, PERMANÊNCIA ESCOLAR, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID11170_15082019120314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA"
    "autor_email" => "rozanaquintanilhags@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PELA TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA QUAL SE EVIDENCIA UMA DIFICULDADE, POR PARTE DESSES ESTUDANTES, EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE EXCEDEM O HORÁRIO DA AULA, O AMBIENTE DA SALA DE AULA REPRESENTA UMA QUESTÃO CENTRAL E, SOBRETUDO, ESSENCIAL PARA O ALUNO PERMANECER NA ESCOLA, VISTO QUE A MAIORIA DELES TEM MÚLTIPLAS OBRIGAÇÕES FORA DA ESCOLA. PARTINDO DESSA QUESTÃO, TORNA-SE DETERMINANTE INVESTIGAR O AMBIENTE DA SALA DE AULA COMO OBJETO DE ESTUDO DENTRO DO CONTEXTO DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERMANÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, ALÉM APRESENTAR O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRESENTAR UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DOS ASPECTOS DO AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE O ALUNO-PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PARTIR DESSE ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE O DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONVÍVIO EM SALA DE AULA DEVE BUSCAR CAMINHOS QUE IMPRIMAM MAIOR DEDICAÇÃO A ADENTRAR NA CENTRALIDADE ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS NA SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS PERCEBEM E COMPREENDEM A ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES SOCIAL E ACADÊMICA E POR ONDE TAMBÉM OS ESTUDOS DEVEM COMPREENDER E DIRECIONAR-SE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.