A SERIEDADE DE ESTUDAR O SOLO VEM DA NECESSIDADE DO RECONHECIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA, POIS O MESMO EXERCE UM PAPEL CRUCIAL NA SOCIEDADE. A GEOGRAFIA VEM PARA ENSINAR A COMPREENDER O ESPAÇO, COM ISSO DEVE CONTEMPLAR O ENSINO DE SOLO NA EDUCAÇÃO. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUANDO LIGADO A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VEM A SER MAIS LÚDICO, DEVENDO PARTIR DA PERSPECTIVA DE EDUCAR PARA A VIDA. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO DESÍGNIO IDENTIFICAR MUDANÇAS NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOBRE SOLO A FIM DE VERIFICAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO OBTIDO PELOS ALUNOS DO 6º ANO APÓS A PARTICIPAÇÃO DAS OFICINAS, É POSSÍVEL OBSERVAR ESSA MUDANÇA ANALISADO ALGUMAS RESPOSTAS QUANDO SE PERGUNTA O QUE É SOLO, ANTES DO MINICURSO: “SOLO É TERRA”, “O QUE ESTÁ DEBAIXO DA TERRA” E “É UMA AREIA QUE FICA EMBAIXO DA TERRA” FORAM ÀS RESPOSTAS MAIS COMUNS. PERCEBE-SE QUE MUITOS NÃO CONSEGUIAM IDENTIFICAR QUE O SOLO É A TERRA, POSTERIOR À OFICINA E MINICURSO O CENÁRIO MUDA, AS RESPOSTAS AGORA GANHAM OUTRA FORMA COMO: “O SOLO É A MISTURA DO MATERIAL ORGÂNICO E QUANDO A ROCHA É DECOMPOSTA, ALÉM DE OUTRAS SUBSTANCIAS COMO ÁGUA E AR”, “É O MATERIAL QUE SE DECOMPÕE JUNTO COM O MATERIAL ORGÂNICO NAS ROCHAS”. É NOTÓRIO QUE A PERCEPÇÃO E APRENDIZADO SOBRE O CONCEITO DE SOLO GANHA OUTRA VISÃO. A PESQUISA É DE CUNHO VOLTADO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE SOLOS NO ENSINO. EM BUSCA DE UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SALA DE AULA.