EXPERIMENTOTECAS NO ENSINO DE SOLOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE GEOGRAFIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60478 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 8586 "titulo" => "EXPERIMENTOTECAS NO ENSINO DE SOLOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A SERIEDADE DE ESTUDAR O SOLO VEM DA NECESSIDADE DO RECONHECIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA, POIS O MESMO EXERCE UM PAPEL CRUCIAL NA SOCIEDADE. A GEOGRAFIA VEM PARA ENSINAR A COMPREENDER O ESPAÇO, COM ISSO DEVE CONTEMPLAR O ENSINO DE SOLO NA EDUCAÇÃO. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUANDO LIGADO A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VEM A SER MAIS LÚDICO, DEVENDO PARTIR DA PERSPECTIVA DE EDUCAR PARA A VIDA. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO DESÍGNIO IDENTIFICAR MUDANÇAS NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOBRE SOLO A FIM DE VERIFICAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO OBTIDO PELOS ALUNOS DO 6º ANO APÓS A PARTICIPAÇÃO DAS OFICINAS, É POSSÍVEL OBSERVAR ESSA MUDANÇA ANALISADO ALGUMAS RESPOSTAS QUANDO SE PERGUNTA O QUE É SOLO, ANTES DO MINICURSO: “SOLO É TERRA”, “O QUE ESTÁ DEBAIXO DA TERRA” E “É UMA AREIA QUE FICA EMBAIXO DA TERRA” FORAM ÀS RESPOSTAS MAIS COMUNS. PERCEBE-SE QUE MUITOS NÃO CONSEGUIAM IDENTIFICAR QUE O SOLO É A TERRA, POSTERIOR À OFICINA E MINICURSO O CENÁRIO MUDA, AS RESPOSTAS AGORA GANHAM OUTRA FORMA COMO: “O SOLO É A MISTURA DO MATERIAL ORGÂNICO E QUANDO A ROCHA É DECOMPOSTA, ALÉM DE OUTRAS SUBSTANCIAS COMO ÁGUA E AR”, “É O MATERIAL QUE SE DECOMPÕE JUNTO COM O MATERIAL ORGÂNICO NAS ROCHAS”. É NOTÓRIO QUE A PERCEPÇÃO E APRENDIZADO SOBRE O CONCEITO DE SOLO GANHA OUTRA VISÃO. A PESQUISA É DE CUNHO VOLTADO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE SOLOS NO ENSINO. EM BUSCA DE UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOLOS, EDUCAÇÃO, EXPERIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID8586_11082019170004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAYSSA VIEIRA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "RAYSSA ANTUNES" "autor_email" => "rayssa95antunes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60478 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 8586 "titulo" => "EXPERIMENTOTECAS NO ENSINO DE SOLOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A SERIEDADE DE ESTUDAR O SOLO VEM DA NECESSIDADE DO RECONHECIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA, POIS O MESMO EXERCE UM PAPEL CRUCIAL NA SOCIEDADE. A GEOGRAFIA VEM PARA ENSINAR A COMPREENDER O ESPAÇO, COM ISSO DEVE CONTEMPLAR O ENSINO DE SOLO NA EDUCAÇÃO. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM QUANDO LIGADO A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VEM A SER MAIS LÚDICO, DEVENDO PARTIR DA PERSPECTIVA DE EDUCAR PARA A VIDA. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO DESÍGNIO IDENTIFICAR MUDANÇAS NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOBRE SOLO A FIM DE VERIFICAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO OBTIDO PELOS ALUNOS DO 6º ANO APÓS A PARTICIPAÇÃO DAS OFICINAS, É POSSÍVEL OBSERVAR ESSA MUDANÇA ANALISADO ALGUMAS RESPOSTAS QUANDO SE PERGUNTA O QUE É SOLO, ANTES DO MINICURSO: “SOLO É TERRA”, “O QUE ESTÁ DEBAIXO DA TERRA” E “É UMA AREIA QUE FICA EMBAIXO DA TERRA” FORAM ÀS RESPOSTAS MAIS COMUNS. PERCEBE-SE QUE MUITOS NÃO CONSEGUIAM IDENTIFICAR QUE O SOLO É A TERRA, POSTERIOR À OFICINA E MINICURSO O CENÁRIO MUDA, AS RESPOSTAS AGORA GANHAM OUTRA FORMA COMO: “O SOLO É A MISTURA DO MATERIAL ORGÂNICO E QUANDO A ROCHA É DECOMPOSTA, ALÉM DE OUTRAS SUBSTANCIAS COMO ÁGUA E AR”, “É O MATERIAL QUE SE DECOMPÕE JUNTO COM O MATERIAL ORGÂNICO NAS ROCHAS”. É NOTÓRIO QUE A PERCEPÇÃO E APRENDIZADO SOBRE O CONCEITO DE SOLO GANHA OUTRA VISÃO. A PESQUISA É DE CUNHO VOLTADO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE SOLOS NO ENSINO. EM BUSCA DE UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOLOS, EDUCAÇÃO, EXPERIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID8586_11082019170004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAYSSA VIEIRA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "RAYSSA ANTUNES" "autor_email" => "rayssa95antunes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }