ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA DO TIPO “ESTADO DA ARTE” QUE BUSCOU OBSERVAR A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL CUJA ABORDAGEM PRINCIPAL É OU ESTÁ LIGADA À TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD), TEORIA LIGADA À DIDÁTICA DA MATEMÁTICA QUE FOI DESENVOLVIDA PELO FRANCÊS YVES CHEVALLARD EM MEADOS DA DÉCADA DE 1980. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA NOS PRINCIPAIS REPOSITÓRIOS BRASILEIROS, COM O CRITÉRIO QUE ESTIVESSEM DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS DIGITAIS. FORAM ENCONTRADOS, A PRIORI, 233 (DUZENTOS E TRINTA E TRÊS) TRABALHOS REVISADOS DE ACORDO COM A DISCIPLINA QUE SEUS TEMAS ESTAVAM LIGADOS (MATEMÁTICA, QUÍMICA, FÍSICA, HISTÓRIA, ETC) RESTANDO 171 (CENTO E SETENTA E UM) DE TEMAS LIGADOS À MATEMÁTICA. ESTES, APÓS APRECIAÇÃO DE RESUMOS, CONCLUSÕES E, POR VEZES, TAMBÉM O CORPO DO TEXTO, FORA CONSTRUÍDA UMA TABELA QUE ATENTAVA PARA O NÍVEL DE ENSINO QUE DISCUTIAM OU OBSERVAVAM, BEM COMO O ASSUNTO OU TEMA QUE ERA TRAZIDO, RESULTANDO NUM SEGUNDO QUADRO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS PERMITEM A INDICAÇÃO DE ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS ENVOLVENDO A TAD, COMO TAMBÉM OUTRAS QUE NÃO FORAM EXPLORADAS, SENDO QUE TODAS TÊM OPORTUNIDADES DE PIONEIRISMO OU APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS POSTERIORES, AUXILIANDO A BUSCA DE PESQUISADORES DO TEMA.