HOMESCHOOLING NO BRASIL: ACEPÇÕES HISTÓRICAS E JURÍDICAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60713 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2138 "inscrito_id" => 9394 "titulo" => "HOMESCHOOLING NO BRASIL: ACEPÇÕES HISTÓRICAS E JURÍDICAS" "resumo" => "O HOMESCHOOLING É UMA PRÁTICA EDUCATIVA QUE SURGIU NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E CHEGOU AO BRASIL ATRAVÉS DE PREGAÇÕES MINISTRADAS POR PASTORES. ESSA PRÁTICA É DESENVOLVIDA NA RESIDÊNCIA DOS ALUNOS SOB A MEDIAÇÃO DE PROFESSORES PARTICULARES JUNTAMENTE COM OS FAMILIARES. A PROPOSTA SERIA DE DISPENSAR A EDUCAÇÃO REALIZADA NAS INSTITUIÇÕES REGULARES DE ENSINO. COM ISSO, A APRENDIZAGEM SEGUNDO O VIÉS HOMESCHOOLIANO GERA UMA REPERCUSSÃO SIGNIFICATIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE, NA INSTÂNCIA JURÍDICA QUE TRATA DA SUA LEGALIDADE. À VISTA DISSO, ESTA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE ENFATIZAR QUE O HOMESCHOOLING É UMA VERSÃO ATUALIZADA DE UM MODELO DIDÁTICO-COGNITIVO JÁ EXISTENTE HÁ MUITO TEMPO E QUE NÃO É UMA PRÁTICA EDUCATIVA INCONSTITUCIONAL. E, DESSA FORMA, PRETENDE-SE OPORTUNIZAR A COMPREENSÃO DA CONCEITUAÇÃO DO HOMESCHOOLING DESTACANDO OS SEUS ENFOQUES PEDAGÓGICOS E SUAS ACEPÇÕES JURÍDICAS. PARA ISSO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E UMA DESCRIÇÃO DO ENREDO HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO DOMICILIAR, COM A FINALIDADE DE DISCUTIR COMO ESTÁ A ATUAL SITUAÇÃO E AS EXPECTATIVAS NO BRASIL INERENTES A ESSA PRÁTICA EDUCATIVA. PORTANTO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O HOMESCHOOLING, APESAR DE NÃO SER UMA PRÁTICA INCONSTITUCIONAL, ENFRENTA UMA RESISTÊNCIA JURÍDICA QUANTO A SUA LEGALIZAÇÃO. CONTUDO, MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PRATICAM A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA E A TENDÊNCIA É QUE A QUANTIDADE DE LARES QUE ADOTAM ESSA PRÁTICA AUMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "HOMESCHOOLING,, EDUCAÇÃO DOMICILIAR,, MODALIDADE EDUCATIVA,, TENDÊNCIA PEDAGÓGICA,, TENDÊNCIA PEDAGÓGICA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID9394_15082019181710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RANNYELLY OLIVEIRA" "autor_email" => "ranny.math.06@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60713 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2138 "inscrito_id" => 9394 "titulo" => "HOMESCHOOLING NO BRASIL: ACEPÇÕES HISTÓRICAS E JURÍDICAS" "resumo" => "O HOMESCHOOLING É UMA PRÁTICA EDUCATIVA QUE SURGIU NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E CHEGOU AO BRASIL ATRAVÉS DE PREGAÇÕES MINISTRADAS POR PASTORES. ESSA PRÁTICA É DESENVOLVIDA NA RESIDÊNCIA DOS ALUNOS SOB A MEDIAÇÃO DE PROFESSORES PARTICULARES JUNTAMENTE COM OS FAMILIARES. A PROPOSTA SERIA DE DISPENSAR A EDUCAÇÃO REALIZADA NAS INSTITUIÇÕES REGULARES DE ENSINO. COM ISSO, A APRENDIZAGEM SEGUNDO O VIÉS HOMESCHOOLIANO GERA UMA REPERCUSSÃO SIGNIFICATIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE, NA INSTÂNCIA JURÍDICA QUE TRATA DA SUA LEGALIDADE. À VISTA DISSO, ESTA PESQUISA TEM O OBJETIVO DE ENFATIZAR QUE O HOMESCHOOLING É UMA VERSÃO ATUALIZADA DE UM MODELO DIDÁTICO-COGNITIVO JÁ EXISTENTE HÁ MUITO TEMPO E QUE NÃO É UMA PRÁTICA EDUCATIVA INCONSTITUCIONAL. E, DESSA FORMA, PRETENDE-SE OPORTUNIZAR A COMPREENSÃO DA CONCEITUAÇÃO DO HOMESCHOOLING DESTACANDO OS SEUS ENFOQUES PEDAGÓGICOS E SUAS ACEPÇÕES JURÍDICAS. PARA ISSO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E UMA DESCRIÇÃO DO ENREDO HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO DOMICILIAR, COM A FINALIDADE DE DISCUTIR COMO ESTÁ A ATUAL SITUAÇÃO E AS EXPECTATIVAS NO BRASIL INERENTES A ESSA PRÁTICA EDUCATIVA. PORTANTO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O HOMESCHOOLING, APESAR DE NÃO SER UMA PRÁTICA INCONSTITUCIONAL, ENFRENTA UMA RESISTÊNCIA JURÍDICA QUANTO A SUA LEGALIZAÇÃO. CONTUDO, MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PRATICAM A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA E A TENDÊNCIA É QUE A QUANTIDADE DE LARES QUE ADOTAM ESSA PRÁTICA AUMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "HOMESCHOOLING,, EDUCAÇÃO DOMICILIAR,, MODALIDADE EDUCATIVA,, TENDÊNCIA PEDAGÓGICA,, TENDÊNCIA PEDAGÓGICA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID9394_15082019181710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RANNYELLY OLIVEIRA" "autor_email" => "ranny.math.06@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }