O PRESENTE ESTUDO VERSA, EM LINHAS GERAIS, SOBRE A REPRESENTAÇÃO QUE OS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DÃO AO FENÔMENO DA REFRAÇÃO LUMINOSA. NOS EXEMPLARES ANALISADOS, FOI PERCEBIDO QUE, AO INICIAR O CAPÍTULO DE REFRAÇÃO, OS LIVROS DIDÁTICOS TRAZEM IMAGENS DE UM RAIO DE LUZ INCIDINDO EM UMA SUPERFÍCIE DE SEPARAÇÃO ENTRE DOIS MEIOS TRANSPARENTES, EM GERAL, O AR A ÁGUA. ESSE RAIO INCIDENTE DE LUZ, DE ACORDO COM AS IMAGENS OBSERVADAS, ORIGINA UM RAIO REFRATADO, MAS NÃO ORIGINA UM RAIO REFLETIDO, O QUE CONSISTE EM UM ERRO CONCEITUAL, VISTO QUE A LUZ, AO SOFRER REFRAÇÃO, TAMBÉM SOFRE REFLEXÃO. ALÉM DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE CRITERIOSA DOS LIVROS DIDÁTICOS, É APRESENTADO, NESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO FENÔMENO DA REFRAÇÃO.