PENSAR SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO É UMA TAREFA COMPLEXA QUE IMPLICA CONSCIENTIZAÇÃO SOBREGRADUAR-SE E O EXERCÍCIODA PROFISSÃO. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE QUE ATUA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ, PROCURANDO IDENTIFICAR AS EXPERIÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS, BEM COMO AVALIAR COMO ESSA PRÁTICA REFLETE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A QUESTÃO PROBLEMA QUE NORTEOU A PESQUISA FICOU ASSIM ESTABELECIDA: QUAIS EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA PRÁTICA DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA?TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA E ANALÍTICA, UTILIZANDO-SE DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL COM O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO-PPC DE 2015, AINDA VIGENTE. PARA A GERAÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO ABERTO A TRÊS DOCENTES E TRÊS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. A PESQUISA ESTÁ SUBSIDIADA EM MASETTO (2012), FONSECA (2009), SILVA (2009), GUIMARÃES (2004), PIMENTA (2011), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE O PROFISSIONAL QUE ATUA NO ENSINO SUPERIOR NECESSITA BUSCAR CONTINUAMENTE CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS CAPAZES DE FACILITAR A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, NECESSARIAMENTE OBSERVANDO DE FORMA SISTÊMICA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS COMPREENDENDO COMO PROCESSAM E CONSTROEMSEUS SABERES NO CAMPO DINÂMICO DAS APRENDIZAGENS. É OPORTUNO REFORÇAR QUE SE APONTA COMO PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO OS MOMENTOS POTENCIALIZADORES DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS QUE VIABILIZAM BUSCAS A PARTIR DE QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS QUE TORNAM MAIS VISÍVEIS, CONCRETOS E COERENTES OS DISCURSOS TEÓRICOS ALIANDO-OS A PRÁTICA.