MODELO DIDÁTICO É UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, UMA VEZ QUE ALGUNS CONCEITOS SÃO ABSTRATOS E DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO, ONDE O DISCENTE TEM DIFICULDADE EM RELACIONA-LOS COM O COTIDIANO. COM O USO DOS MODELOS DIDÁTICOS O PROFESSOR DA ÁREA DE CIÊNCIAS PODE EXPOR UMA ESTRUTURA , FENÔMENO OU EVENTO BIOLÓGICO DE FORMA MAIS CONCRETA. VALE SALIENTAR QUE A CONFECÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PELOS ESTUDANTES, TORNA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MUITO MAIS ATRAENTE, O QUE POSSIBILITA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESENVOLVER UM MODELO DIDÁTICO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 7º ANO DA ESCOLA LICEU DE ARTES E OFÍCIOS/ PE, SOBRE O TEMA PROTOZOÁRIOS . PERCEBEU-SE QUE A PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DESSE MATERIAL PEDAGÓGICO VIABILIZOU UM APRENDIZADO MAIS EFICIENTE , ALÉM DE TORNAR AS AULAS SOBRE O TEMA MAIS DINÂMICA E INTERATIVA .