ROLIM, Agnelia Braz et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60438>. Acesso em: 22/12/2024 23:47
ESTE ESTUDO É FRUTO DE OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS DOCENTES QUE AJUDARAM A PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS, POIS ESTE É A VOZ DO SURDO PARA OS OUVINTES E ENTENDIMENTO POR MEIO DA LIBRAS PARA O SURDO. APESAR DE JÁ TERMOS CONHECIMENTOS DE QUE ESTÁ PROFISSÃO REGULAMENTADA POR LEI, TEM UM CÓDIGO DE ÉTICA PRÓPRIO, MESMO ASSIM, TEMOS NECESSIDADE DE FAZER UMA DISCUSSÃO COM O OBJETIVO DE REFLETIR E APRESENTAR APORTES TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA ENQUANTO “CIÊNCIA” PARA FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE. ASSIM, NESTA PERSPECTIVA OPTAMOS POR FAZER UMA DISCUSSÃO UTILIZANDO, APENAS, O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO PARA PODERMOS DEMOSTRAR COMO É IMPORTANTE À TRÍADE: ÉTICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE NA QUALIDADE NO ENSINO DE LIBRAS, COM A FINALIDADE DE FORMAR INTÉRPRETES COM COMPROMISSO, DEDICAÇÃO E SENSIBILIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E NOS DEMAIS MOMENTOS DE VIVÊNCIAS E CONVIVÊNCIAS COM O SURDO. CONSIDERAMOS QUE TODO ESTE TRABALHO BUSCA TRAZER À TONA A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO COM QUALIDADE, MAS TAMBÉM O QUANTO A ÉTICA É IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA DO SUJEITO, JÁ QUE ESTE NÃO ATUA SOMENTE NA SALA DE AULA, MAS TEM TODA UMA RELAÇÃO CONSTRUÍDA DENTRO E FORA DA ESCOLA.