O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, COMPREENDENDO TANTO AQUELES QUE ATUAM EM SALA DE AULA QUANTO OS QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE GESTÃO. CENTRA-SE NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA FERRAMENTA DO ARCO DE MARGUEREZ, NO QUAL PROPÕE UMA REFLEXÃO DA REALIDADE PARA REALIDADE, CONSIDERANDO A COPARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PERSONAGENS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEVE COMO PREMISSA REFLETIR SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E A SAÚDE, CONSIDERANDO PARA ISTO PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E O ESTUDO REALIZADO POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO CAMPUS AVANÇADO “FORMAÇÃO BÁSICA EM TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO: CONHECER PARA ORIENTAR”, VINCULADO À UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA). COMO RESULTADOS, VERIFICOU-SE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS CONTRIBUEM PARA A MELHOR ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO, POSSIBILITANDO DE FORMA EFETIVA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE TODOS OS ENVOLVIDOS, DIMINUINDO O DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA E A REFLEXÃO MAIS PROFUNDA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, COMO TAMBÉM PERMITIR O MELHOR ESTUDO DE TEMÁTICAS QUE AFLIGEM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, RESSALTANDO ALTERNATIVAS EDUCATIVAS COMO CAMINHOS VIÁVEIS PARA INTERVIR EM TAIS REALIDADES.