O ESTUDO SOBRE OS MINERAIS E ROCHAS SE FAZ NECESSÁRIO, POIS ESTES ESTÃO PRESENTES NOSSO DIA-A-DIA. OS ELEMENTOS ENCONTRADOS NA NATUREZA (MINERAIS E ROCHAS) SÃO EVIDENCIADOS NATURALMENTE, PORÉM NA NOSSA VIDA DIÁRIA ELES SE DISPÕEM COMO UM UTENSÍLIO DE USO DOMÉSTICO. TORNA-SE DIFÍCIL PERCEBER A RELAÇÃO QUE TEMOS COM OS MINERAIS E ROCHAS, VISTO QUE COMPÕE ESSES UTENSÍLIOS. A BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE AUXILIEM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA DISCIPLINA EM GEOMORFOLOGIA FACILITA O CONHECIMENTO MAIS RACIONAL E PRÁTICO, VISTO QUE OS CONCEITOS E ATIVIDADES COERENTES AOS TEMAS SÃO EXCLUSIVAMENTE ESQUECIDOS POR CONTA DA GRANDE DIFICULDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DO PRESSUPOSTO PROCUROU-SE CONDUZIR A PESQUISA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO UM PADRÃO ORGANIZADO DE ETAPAS E COMO METODOLOGIAS FORAM EMPREGADOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS DE EXPOSIÇÃO DE MINERAIS E ROCHAS, ATIVIDADES LÚDICAS MAQUETE DE UMA CASA GEOLÓGICA E (JOGO DE DOMINÓ). PORTANTO OS RESULTADOS SERVIRAM COMO RESPOSTAS PARA ENTENDER QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS DE MOTIVAR, INTERAGIR, ENSINAR OS ALUNOS PROPORCIONANDO UMA AULA QUE DESPERTE O SEU INTERESSE EM CONHECER ATRAVÉS DA PRÁTICA RELACIONAR A TEORIA COM O COTIDIANO.