Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE: UMA EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60391
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 8010
    "titulo" => "ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE: UMA EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR OS DADOS OBTIDOS NO ÂMBITO DA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “SEMINÁRIOS DE SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE”. O REFERIDO PROJETO SURGE A PARTIR DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES, MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS/AUTORAS DESTE ARTIGO. OS OBJETIVOS DESTE PROJETO VISAM ALIMENTAR A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E FORTALECER OS VÍNCULOS ENTRE AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE. A EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES TEM SE MOSTRADO UMA INICIATIVA INOVADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UAG/UFRPE). CONSIDERAMOS QUE ESTE PROJETO CONSTITUI-SE EM UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DAS ESCOLAS E DA UNIVERSIDADE. COMPREENDENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DEFENDEMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E ESPAÇO PRIVILEGIADO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES. COMO RESULTADOS, DESTACAMOS O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA ASSOCIADO ÀS TEORIAS ESTUDADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA, A PRODUÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E A SOCIALIZAÇÃO DESTES POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. ESSES MOMENTOS CONFIGURAM-SE COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO, POR MEIO DA SISTEMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DOCÊNCIA (CONTEÚDOS ESPECÍFICOS), A GESTÃO ESCOLAR, A PESQUISA, A AVALIAÇÃO, AO CURRÍCULO E AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA. OS RESULTADOS DO PROJETO TÊM REVELADO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES, E NOS VÍNCULOS ESTABELECIDOS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8010_23072019110622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA COSTA LIMA CORRÊA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DE ARAÚJO"
    "autor_email" => "katiacaraujo.6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60391
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 8010
    "titulo" => "ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE: UMA EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR OS DADOS OBTIDOS NO ÂMBITO DA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “SEMINÁRIOS DE SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE”. O REFERIDO PROJETO SURGE A PARTIR DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES, MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS/AUTORAS DESTE ARTIGO. OS OBJETIVOS DESTE PROJETO VISAM ALIMENTAR A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E FORTALECER OS VÍNCULOS ENTRE AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE. A EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES TEM SE MOSTRADO UMA INICIATIVA INOVADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UAG/UFRPE). CONSIDERAMOS QUE ESTE PROJETO CONSTITUI-SE EM UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DAS ESCOLAS E DA UNIVERSIDADE. COMPREENDENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DEFENDEMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E ESPAÇO PRIVILEGIADO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES. COMO RESULTADOS, DESTACAMOS O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA ASSOCIADO ÀS TEORIAS ESTUDADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA, A PRODUÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E A SOCIALIZAÇÃO DESTES POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. ESSES MOMENTOS CONFIGURAM-SE COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO, POR MEIO DA SISTEMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DOCÊNCIA (CONTEÚDOS ESPECÍFICOS), A GESTÃO ESCOLAR, A PESQUISA, A AVALIAÇÃO, AO CURRÍCULO E AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA. OS RESULTADOS DO PROJETO TÊM REVELADO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES, E NOS VÍNCULOS ESTABELECIDOS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8010_23072019110622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA COSTA LIMA CORRÊA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DE ARAÚJO"
    "autor_email" => "katiacaraujo.6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR OS DADOS OBTIDOS NO ÂMBITO DA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “SEMINÁRIOS DE SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE”. O REFERIDO PROJETO SURGE A PARTIR DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES, MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS/AUTORAS DESTE ARTIGO. OS OBJETIVOS DESTE PROJETO VISAM ALIMENTAR A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E FORTALECER OS VÍNCULOS ENTRE AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE. A EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES TEM SE MOSTRADO UMA INICIATIVA INOVADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UAG/UFRPE). CONSIDERAMOS QUE ESTE PROJETO CONSTITUI-SE EM UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DAS ESCOLAS E DA UNIVERSIDADE. COMPREENDENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DEFENDEMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E ESPAÇO PRIVILEGIADO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES. COMO RESULTADOS, DESTACAMOS O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA ASSOCIADO ÀS TEORIAS ESTUDADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA, A PRODUÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E A SOCIALIZAÇÃO DESTES POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. ESSES MOMENTOS CONFIGURAM-SE COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO, POR MEIO DA SISTEMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DOCÊNCIA (CONTEÚDOS ESPECÍFICOS), A GESTÃO ESCOLAR, A PESQUISA, A AVALIAÇÃO, AO CURRÍCULO E AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA. OS RESULTADOS DO PROJETO TÊM REVELADO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES, E NOS VÍNCULOS ESTABELECIDOS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.