O PRESENTE ARTIGO, TRABALHA AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA E AS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. A PESQUISA DISCUTE A HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, ANALISANDO ALTERAÇÕES E PERMANÊNCIAS DENTRO DA DISCIPLINA, OBJETIVANDO COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO INERENTES A DISCIPLINA DE HISTÓRIA OU DO SEU CAMPO, E COMO SE DÁ A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DIANTE DESTAS CARACTERÍSTICAS. A PESQUISA SE UTILIZA DAS PRODUÇÕES DE AUTORES COMO VERA LÚCIA BARROSO PARA ESTABELECER CONEXÕES ENTRE A HISTÓRIA DA DISCIPLINA E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, BEM COMO CRISLANE AZEVEDO, PARA DIALOGAR COM A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PROFESSOR-PESQUISADOR, ENTRE OUTROS TEÓRICOS. A PESQUISA OBTEVE ÊXITO, TRAÇANDO A HISTÓRIA DA DISCIPLINA E ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FORMAÇÃO E ESTÁGIO COMO UM PROCESSO FUNDAMENTAL PARA A CONSTITUIÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO PROFISSIONAL.