A FORMAÇÃO CONTINUADA SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL DOCENTE. ALGUNS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO TEM INVESTIDO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS. O PROFBIO (PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA) OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO ENSINO INOVADOR POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA). ESTAS VISAM ATENDER UMA LACUNA NA QUAL O ENSINO TRADICIONAL NÃO CONSEGUE, QUE É ACOMPANHAR AS DEMANDAS DOS JOVENS E DA SOCIEDADE ATUAL. POR MEIO DA MA O ALUNO PASSA A SER O PROTAGONISTA DE SUA FORMAÇÃO. ENTRETANTO, NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA SÃO ENCONTRADOS MUITOS DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS. A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DA PARAÍBA. FOI UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO. ENVOLVEU PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO, QUE SÃO MESTRANDOS DO PROFBIO NA UFPB. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE - FERRAMENTA GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA SE CONSTITUIU DE 26 DOCENTES. OS RESULTADOS CONFIRMAM OS MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPERAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, POIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO ESTÃO LIGADOS A MUITAS VARIÁVEIS. DESTA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA ALTERADO PARA INCORPORAR OS NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS, SE ADEQUANDO ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS E ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE.