Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA DA UFPB, PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA NA PARAÍBA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS ATIVAS Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59907
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2357
    "inscrito_id" => 7876
    "titulo" => "DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA DA UFPB, PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA NA PARAÍBA"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL DOCENTE. ALGUNS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO TEM INVESTIDO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS. O PROFBIO (PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA) OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO ENSINO INOVADOR POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA). ESTAS VISAM ATENDER UMA LACUNA NA QUAL O ENSINO TRADICIONAL NÃO CONSEGUE, QUE É ACOMPANHAR AS DEMANDAS DOS JOVENS E DA SOCIEDADE ATUAL. POR MEIO DA MA O ALUNO PASSA A SER O PROTAGONISTA DE SUA FORMAÇÃO. ENTRETANTO, NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA SÃO ENCONTRADOS MUITOS DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS. A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DA PARAÍBA. FOI UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO. ENVOLVEU PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO, QUE SÃO MESTRANDOS DO PROFBIO NA UFPB. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE - FERRAMENTA GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA SE CONSTITUIU DE 26 DOCENTES. OS RESULTADOS CONFIRMAM OS MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPERAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, POIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO ESTÃO LIGADOS A MUITAS VARIÁVEIS. DESTA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE QUE  O ESPAÇO ESCOLAR SEJA ALTERADO PARA INCORPORAR OS NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS, SE ADEQUANDO ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS E ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7876_16082019182417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAURA CALAZANS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAURA CALAZANS"
    "autor_email" => "laura.cal33@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59907
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2357
    "inscrito_id" => 7876
    "titulo" => "DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA DA UFPB, PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA NA PARAÍBA"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL DOCENTE. ALGUNS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO TEM INVESTIDO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS. O PROFBIO (PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA) OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO ENSINO INOVADOR POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA). ESTAS VISAM ATENDER UMA LACUNA NA QUAL O ENSINO TRADICIONAL NÃO CONSEGUE, QUE É ACOMPANHAR AS DEMANDAS DOS JOVENS E DA SOCIEDADE ATUAL. POR MEIO DA MA O ALUNO PASSA A SER O PROTAGONISTA DE SUA FORMAÇÃO. ENTRETANTO, NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA SÃO ENCONTRADOS MUITOS DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS. A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DA PARAÍBA. FOI UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO. ENVOLVEU PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO, QUE SÃO MESTRANDOS DO PROFBIO NA UFPB. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE - FERRAMENTA GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA SE CONSTITUIU DE 26 DOCENTES. OS RESULTADOS CONFIRMAM OS MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPERAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, POIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO ESTÃO LIGADOS A MUITAS VARIÁVEIS. DESTA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE QUE  O ESPAÇO ESCOLAR SEJA ALTERADO PARA INCORPORAR OS NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS, SE ADEQUANDO ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS E ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7876_16082019182417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAURA CALAZANS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAURA CALAZANS"
    "autor_email" => "laura.cal33@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A FORMAÇÃO CONTINUADA SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL DOCENTE. ALGUNS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO TEM INVESTIDO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS. O PROFBIO (PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA) OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO ENSINO INOVADOR POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA). ESTAS VISAM ATENDER UMA LACUNA NA QUAL O ENSINO TRADICIONAL NÃO CONSEGUE, QUE É ACOMPANHAR AS DEMANDAS DOS JOVENS E DA SOCIEDADE ATUAL. POR MEIO DA MA O ALUNO PASSA A SER O PROTAGONISTA DE SUA FORMAÇÃO. ENTRETANTO, NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA SÃO ENCONTRADOS MUITOS DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS. A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DA PARAÍBA. FOI UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO. ENVOLVEU PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO, QUE SÃO MESTRANDOS DO PROFBIO NA UFPB. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE - FERRAMENTA GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA SE CONSTITUIU DE 26 DOCENTES. OS RESULTADOS CONFIRMAM OS MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPERAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, POIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO ESTÃO LIGADOS A MUITAS VARIÁVEIS. DESTA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA ALTERADO PARA INCORPORAR OS NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS, SE ADEQUANDO ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS E ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.