A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) É CONSIDERADA PODEROSA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. ASSIM, TORNA-SE NÃO SOMENTE UM INSTRUMENTO TÉCNICO- PEDAGÓGICO, MAS INSTRUMENTO POLÍTICO PARA OS TRABALHADORES. OBJETIVA-SE ANALISAR OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EPS EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE MENTAL SOB O OLHAR DOS PROFISSIONAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM ANÁLISE TEMÁTICA. O LÓCUS FOI O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NO PERÍODO DE DEZEMBRO/2015 A JANEIRO/ 2016. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM OS INTEGRANTES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, TOTALIZANDO 18 TRABALHADORES DE SAÚDE. OS PRINCÍPIOS ÉTICOS RECOMENDADOS PELA RESOLUÇÃO 466/ 12 DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE DO CONEP, FORAM PRESERVADOS, INSCRITO NA PLATAFORMA BRASIL SOB O CAAE Nº 50340115.5.0000.5534. NO PRIMEIRO MOMENTO DESENHOU-SE O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS PROFISSIONAIS, NO SEGUNDO MOMENTO A FORMAÇÃO EM MOVIMENTO E PÔR FIM A DISCUSSÃO É VOLTADA PARA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EPS NO CAPS ONDE IDENTIFICOU-SE QUE MUITOS DESAFIOS ENTRAVAM A EFETIVAÇÃO DE TAL POLÍTICA, TAIS COMO: PLANEJAMENTO DA GESTÃO, ORÇAMENTO ESPECÍFICO PARA A EPS, FALTA DE MOBILIZAÇÃO OU ARTICULAÇÃO COM OS TRABALHADORES, PLANEJAMENTO COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, HORÁRIO E PERIODICIDADE DAS ATIVIDADES, APOIO DOS GESTORES, O QUE LEVA A DESMOTIVAÇÃO EM PARTICIPAREM DA PROPOSTA DE EPS DA INSTITUIÇÃO. DAS POTENCIALIDADES: PROFISSIONAIS ENTUSIASMADOS, ABERTOS AO PROCESSO. O ESTUDO SINALIZA UMA URGENTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO E AÇÃO ENTRE O QUE É DESENHADO NA POLÍTICA E COMO ELA SE DISPÕE NA PRÁXIS.