O PRESENTE ESTUDO RESULTA DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO DESDE 2016, QUE BUSCA ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA ACERCA DOS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, NA BUSCA DE UM APROFUNDAMENTO NA COMPREENSÃO DE COMO OS LICENCIANDOS CONSTROEM TAIS CONCEPÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO TAMBÉM CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES QUE ATUAM NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA, A FIM DE ESTABELECER CONEXÕES OU CONTRAPONTOS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS POR DOCENTES QUE ATUAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFRN E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE AS CRENÇAS DOS LICENCIANDOS ACERCA DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA. A PESQUISA PERCORREU POR VÁRIAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ABORDANDO ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS EM UM ÚNICO ESTUDO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL; APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS; REALIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS; E DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS COM OS DOCENTES. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E SUA TRAJETÓRIA DOCENTE INFLUENCIAM SOBREMANEIRA EM SUAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS EM SALA DE AULA, CONSEQUENTEMENTE, INFLUINDO NO APRENDIZADO E CONSTRUÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES.