A AVALIAÇÃO É ALGO RECENTE EM NOSSO PROCESSO HISTÓRICO, SENDO ELA INSERIDA POR VOLTA DE QUARENTA ANOS, PORÉM COM O DECORRER DO TEMPO A MESMA VÊM PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES E GANHANDO NOVAS RUPTURAS, ADERINDO A INÚMERAS MODALIDADES QUE TEM COMO FINALIDADE ANALISAR O NIVEL DE CONHECIMENTO DO ALUNOS, MESMO QUE MUITAS DELAS APRESENTAM-SE COMO FORMA DE QUANTIFICAR O ALUNO. NO PRESENTE TRABALHO FAREMOS A ANALISE DOS INDICES APRESENTADOS PELO SPAECE SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DO CEARA, FOCANDO NOS RESULTADOS APRESENTADOS PELAS TURMAS DE 2º ANO DE DUAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE CARIUS, DESTACANDO A IMPORTANCIA DA ATENÇÃO TANTO À AVALIAÇÃO QUANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A UMA TURMA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
CONTUDO, PERCEBEMOS A PREOCUPAÇÃO COM ÍNDICES E A VARIAÇÃO APRESENTADA QUANTO AOS RESULTADOS.