O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA PESQUISA QUALIQUANTITATIVA REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM PERÍODO INTEGRAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN. A PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, VISA CONHECER OS HÁBITOS ALIMENTARES DESSES JOVENS E SE OS MESMOS INFLUENCIAM EM SEU RENDIMENTO ESCOLAR, ASSIM COMO CONHECER SUAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA, PERCEPÇÕES DO QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DOS ALIMENTOS NO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO E NA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE BOA PARTE DOS ESTUDANTES NÃO APRESENTAM UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SEJAM PELO NÚMERO DE REFEIÇÕES REALIZADAS POR DIA, HORÁRIO DESSAS REFEIÇÕES, QUANTIDADE E VARIEDADE DE NUTRIENTES INGERIDOS. PARALELAMENTE A ISSO, TAMBÉM FORAM RELATADOS CASOS DE MAL-ESTAR NA ESCOLA POR ALGUNS PARTICIPANTES DA PESQUISA. DE MODO MAIS ABRANGENTE, PÔDE-SE PERCEBER QUE ELES TÊM UM SENSO COMUM DE O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM CONHECIMENTO LIMITADO E FORTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, PRINCIPALMENTE RELACIONADAS AOS CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS. ASSIM, PODE-SE CONCLUIR QUE A FALTA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS RELATIVOS AOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS COTIDIANOS DÁ ESPAÇO ÀS VIGENTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E A SUA INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO DOS JOVENS. DESSA FORMA, SURGE A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTERATIVAS E CONTEXTUALIZADAS QUE BUSQUEM TRABALHAR A QUESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ATRELADA A SAÚDE, COM POTENCIAL PARA PROMOVER A MUDANÇA NOS HÁBITOS ALIMENTARES E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.