A ESCOLA É UM ESPAÇO DE CONHECIMENTOS E TRANSFORMAÇÕES, PORTANTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ESTUDOS ACERCA DA EDUCAÇÃO, SEJA SOBRE OS DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO, A REALIDADE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS, A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR, ENTRE OUTRAS TEMÁTICAS. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR O ESPAÇO ESCOLAR, BEM COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS PROJETOS REALIZADOS NA ESCOLA, EM ESPECIAL, A FEIRA DE HUMANIDADES. ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, FOI POSSÍVEL COMPREENDER O ENSINO DE GEOGRAFIA E O PROJETO FEIRA DE HUMANIDADES. ATRAVÉS DO ESTUDO FORAM EFETUADOS DIFERENTES PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR, INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS E CONVERSAS COM OS ALUNOS. COMO RESULTADO FOI OBTIDO À SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ALUNOS; A AVALIAÇÃO E INTERESSE DELES E DO CORPO DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, NAS AULAS E POR MEIO DOS PROJETOS DA ESCOLA COMO A FEIRA DE HUMANIDADES.