A REFERENTE PESQUISA É PARTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ANDAMENTO QUE TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016 PARA OS INSTITUTOS FEDERAIS SOBRETUDO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ANCORANDO-SE NOS PRINCIPAIS AUTORES QUE ESTÃO DISCUTINDO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A EMENDA CONSTITUCIONAL, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. A PESQUISA TEM COMO LÓCUS, O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), E JUSTIFICA-SE PELA IMPORTÂNCIA DE COMPREENDERMOS OS IMPACTOS NO FINANCIAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS FRENTE AO RETROCESSO DA APROVAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016. A CONJUNTURA DO GOVERNO ATUAL DESPERTA A ATENÇÃO PRIMORDIALMENTE PARA A PERDA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ALCANÇADOS PARA A EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO OFERTADO PELOS INSTITUTOS FEDERAIS. NÃO É POSSÍVEL CONTINGENCIAR O FINANCIAMENTO PARA EDUCAÇÃO, E CONSEGUIRMOS FALAR EM ACESSO, EXPANSÃO, PERMANÊNCIA E CONTINUIDADE NO PONTO DE VISTA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE QUALIDADE, NA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO, SEM O ORÇAMENTO DESTINADO A MANUTENÇÃO DO ENSINO E DO CUMPRIMENTO DO FOMENTO A REDE FEDERAL.