O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA.