SARDINHA, Verbena Lucia Gonzaga et al.. Ensino de química com jogos lúdicos. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60276>. Acesso em: 23/12/2024 00:11
O PROPÓSITO DESDE ARTIGO É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA, NO SENTIDO DE COMPROVAR QUE OS ESTUDANTES POSSUEM SUA CAPACIDADE DE RACIOCINAR E COLOCAR EM PRÁTICA SEU POTENCIAL NO QUE SE REFERE A SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMAS, CARACTERIZANDO OBJETOS E BUSCANDO UMA LINHA DE RESOLUÇÃO BASEADA EM SOLUÇÕES PRÓPRIAS, INCLUINDO JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA, TORNANDO ESSA TAREFA MAIS FÁCIL E AGRADÁVEL, NO ENSINO DE QUÍMICA. A APLICAÇÃO DOS JOGOS EM SALA DE AULA SURGE COMO UMA OPORTUNIDADE DE SOCIALIZAR ALUNOS NA INTERAÇÃO É UMA FORMA DINÂMICA QUE HARMONIZA O ENSINO DA DISCIPLINA. COM A APLICABILIDADE FOCADA TORNANDO O APRENDIZADO NATURAL SEM O SABER MECÂNICO BASEADO APENAS EM FORMULAS E CONTEÚDO, BUSCA A COOPERAÇÃO RECÍPROCA E A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE NA BUSCA INCESSANTE DE ELUCIDAR O PROBLEMA PROPOSTO PELO PROFESSOR. MAS PARA ISSO, O EDUCADOR PRECISA PLANEJAR, TRAÇANDO OBJETIVOS A SEREM CUMPRIDAS, METAS A ALCANÇAR OBEDECENDO ÀS REGRAS GERAIS QUE DEVERÃO SER CUMPRIDAS E QUE INCENTIVEM OS ALUNOS A BUSCAR O RESULTADO, O MESMO PRECISA SER INTERESSANTE E DESAFIADOR. O JOGO PODE NÃO TER UMA RESPOSTA ÚNICA, MAS VÁRIAS, DEVEMOS RESPEITAR AS INÚMERAS RESPOSTAS DESDE QUE NÃO FUJAM DO PROPÓSITO. A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM QUÍMICA DE MATERIAIS CONCRETOS É TOTALMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES. OBJETIVA SE O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO PARA VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. CONSIDERANDO QUE O PROFESSOR É O MEDIADOR DESSE PROCESSO NA SALA DE AULA.